Encontrado fóssil de crocodilo com cerca de 80 milhões de anos

Essa é uma espécie única no mundo, segundo biólogos.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um fóssil completo de um crocodilo de cerca de 80 milhões de anos, batizado de Caipirasuchus mineirus, foi apresentado na manhã desta sexta-feira (14), no Complexo Cultural e Científico de Peirópolis, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), em Uberaba.

Diferente dos jacarés atuais, o Caipirasuchus mineirus tinha hábitos terrestres e um andar ereto, o que significa que o corpo era erguido do chão, similar ao andar de um cachorro.

"A grande novidade é que essa é uma espécie única no mundo", disse o geólogo Luiz Carlos Borges Ribeiro.

A pesquisa foi liderada por Agustín Martinelli (Conicet - Museo Argentino de Ciencias Naturales Bernardino Rivadavia e pesquisador associado do Centro de Pesquisas Paleontológicas L. I. Price (CPPLIP-UFTM), em conjunto com Thiago Marinho (CPPLIP-UFTM, Uberaba, MG), Fabiano Iori (Museu de Paleontologia de Uchoa, SP) e Luiz Carlos Borges Ribeiro (CPPLIP-UFTM, Uberaba). Um artigo sobre a pesquisa foi divulgado na última quarta-feira (5) na revista científica PeerJ.

O fóssil foi descoberto na mesma região onde foi encontrado outro crocodiliforme único, o Campinasuchus dinizi, descrito pelos mesmos pesquisadores.

Segundo os pesquisadores, essa região em Campina Verde tem se revelado como um sítio paleontológico de relevância nacional por causa da grande quantidade de fósseis encontrados e, principalmente, bem preservados.

"Falar em 80 milhões de anos parece muito para um leigo. Então, nesse caso, por exemplo, uma pessoa comum vai ter a percepção de que Uberaba e região têm contrbuído com esses achados para poder recontar a história da evolução da vida na Terra", afirmou Luiz Carlos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES