Encontrado no interior de SP, “besouro escorpião” pica e é venenoso

Apesar do tamanho, os besouros são considerados insetos inofensivos.

| Arquivo Pessoal/Antonio Sforcin
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Apesar do tamanho, os besouros são considerados insetos inofensivos. Mas um "primo" pode mudar a reputação da família: o Onychocerus albitarsis, já registrado no Peru e encontrado no ano passado no interior paulista, é uma espécie que produz picadas venenosas. 

A espécie vem sendo chamada de "besouro escorpião" pela comunidade acadêmica e foi identificada nas cidades de Botucatu e Boituva pelo zoólogo Antonio Sforcin Amaral, da Unesp (Universidade Estadual Paulista). 

A picada mata? 

Segundo Sforcin, a picada não é letal. "Houve três casos relatados de picadas desse inseto e nenhum deles há relação com morte", diz o pesquisador.

O pesquisador afirma que já havia um registro de picada do besouro escorpião no Peru e dois casos no Brasil, com um homem e uma mulher, na faixa dos trinta anos de idade. Os registros foram feitos em áreas rurais. 

Crédito: Antonio Sforcin

Quais os sintomas da picada? 

Segundo Sforcin, baseado nos casos até agora registrados, a picada causa uma dor bem aguda no local, vermelhidão e coceira. 

Ainda não se sabe ao certo a potência do veneno. Ele diz que os sintomas duraram cerca de 24 horas na mulher que foi atingida. No homem, desapareceram na hora. 

"Ainda é necessário mais estudos sobre a composição da toxina e o efeito dela no corpo humano", afirma.

Crédito: Antonio Sforcin

Corpo estranho

Sforcin afirma que, além o fato de o besouro escorpião picar, ter ferrão na antena causa estranheza. Segundo o zoólogo, não é comum ver insetos utilizando as antenas para proteção. 

"Trata-se do único besouro capaz de inocular toxinas no mundo, e entender o processo evolutivo por trás desse fato é importante para estudos de diversas áreas da ciência", afirma Sforcin. 

O inseto tem cerca de dois centímetros de comprimento e é caracterizado pelo corpo com as cores branca, cinza, marrom e preta.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES