Encontrado “tesouro perdido” de navio que naufragou em 1866

Navio naufragou em 1866, durante a Batalha de Lissa.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Mergulhadores europeus encontraram um cofre em meio aos destroços do navio “Rei da Itália”, que naufragou em 1866, durante a Batalha de Lissa, no Mar Adriático. Segundo ‘reza a lenda’, a caixa pode conter uma série de objetos valiosos, avaliados em dezenas de milhões de euros e, por isso, muitas pessoas apelidaram a descoberta de ‘tesouro perdido’.

O ' tesouro perdido’ foi encontrado por um grupo liderado por Lorenzo Marovic. Ninguém sabe exatamente o que há dentro do cofre, desse modo, foi solicitado ao Ministério da Cultura de Zagreb, na Croácia, e à superintendência competente que mais duas missões exploratórias sejam realizadas.

“Dado que o ‘Rei da Itália’ jaz a 115 metros de profundidade e as imersões podem chegar a cinco horas, precisamos de equipamento adequado e mergulhadores preparados”, explicou Marovic. “Não sabemos o que tem no cofre, mas acredito que, de qualquer forma, isso deve ser trazido à superfície”.

Segundo a lenda popular, esse navio levava um grande carregamento de ouro quando naufragou. Toda a quantia serviria aos custos do governo provisório da Itália, caso o país conseguisse uma vitória marinha sobre a Áustria durante a 3ª Guerra da Independência. O valor, em centenas de moedas de ouro avaliadas em 250 mil libras da época, pode chegar a dezenas de milhões de euros atualmente,  

Caso realmente existe, o conteúdo será de propriedade do Ministério dos Bens Culturais da Croácia, no entanto, nem todo o valor ficará com o governo do País. Como foi a equipe de Marovic que encontrou a caixa, como recompensa eles poderão ficar com 10% do conteúdo total.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES