Enfermeira administra sozinha clínica contra a Covid-19 nos EUA

Elizabeth afirma que prioriza severamente sua saúde, fazendo o possível para que todos os seus recursos sejam alocados para o bem da comunidade.

Enfermeira administra sozinha clínica contra a Covid-19 nos EUA | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma clínica localizada no norte do condado de Grimes, Texas, vem ganhando um destaque especial durante a pandemia, sendo o único posto de saúde que atende uma pequena comunidade rural com pouco mais de 500 habitantes. Curiosamente, o estabelecimento possui uma particularidade em seus serviços, já que conta apenas com uma enfermeira — que também é a administradora — para os cuidados contra a covid-19. As informações são do Mega Curioso.

Antes de construir a Clínica Comunitária do BIS, Elizabeth Ellis vivia uma intensa jornada de trabalho em um hospital de Houston, consumindo horas apenas nas estradas para se deslocar entre sua casa e o antigo emprego. Cansada do movimento e esgotada com a falta de descanso, a mulher decidiu se estabelecer na pacata cidade rural de Bedias, onde logo se tornou uma das principais bases para os habitantes.

(Fonte: Melinda Chavez / Reprodução) 

Infelizmente, desde o segundo trimestre de 2020 a enfermeira vem enfrentando dificuldades com a manutenção de sua clínica. Apoiada apenas por um recepcionista, a doutora, que atende cerca de 12 pessoas por dia, sofreu com a falta de recursos, culminando no quase encerramento das atividades do posto comunitário. Desde então, passou a contar com o suporte dos próprios moradores e pacientes, que ajudam de diversas formas para que o atendimento não acabe de vez.

Apesar da colaboração mútua, a demanda de pacientes, em especial os que se deslocam de cidades vizinhas e os considerados grupos de risco, sofrem com a ausência de outros profissionais, já que os delicados estados de saúde obrigam que o tratamento seja realizado com certa urgência. “Eles têm sido mal atendidos e têm grandes disparidades de saúde devido à falta de acesso aos cuidados de saúde”, diz Ellis. “Eles têm mais de cinco, às vezes 10, às vezes 15 ou mais diagnósticos.” 

Os riscos de funcionamento

Segundo a enfermeira, a clínica possui o básico para o tratamento emergencial da covid-19, contando com testes rápidos, equipamentos EPI, máscaras descartáveis e financiamento extra. Porém, o risco de fechamento do centro de saúde assombra a mulher, que só não desiste por conta da perda de familiares para o coronavírus e do caráter altruísta em ajudar pessoas necessitadas.

Assim, Elizabeth prioriza severamente sua saúde, tomando todas as medidas necessárias para que não se contamine e fazendo o possível para que todos os seus recursos sejam alocados para o bem da comunidade, mesmo com limitações tecnológicas, de acesso e materiais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES