Entenda a relação entre ansiedade e obesidade

Estudos comprovam que a ansiedade leva à compulsão alimentar

Esse tipo de comida desperta prazer | Reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Brasil é o país que concentra o maior número de pessoas ansiosas do mundo. Em 2019, a OMS (Organização Mundial da Saúde) divulgou que 9,3% dos brasileiros, ou seja, 18,6 milhões de pessoas, sofrem com o transtorno.

O problema só agravou com a pandemia. Uma pesquisa divulgada pelo Google recentemente apontou que os brasileiros procuraram 3x mais pelo tema ansiedade em três meses do que nos últimos 16 anos. Apenas a expressão “como é ter crise de ansiedade” aumentou 5.000% entre janeiro e julho.

Estudos comprovam que a ansiedade leva à compulsão alimentar e, consequentemente, ao ganho de peso. A especialista em obesidade, Edivana Poltronieri, explica a relação entre ansiedade e alimentação, e como direcioná-la para os alimentos certos para minimizar os impactos negativos na saúde.

Ansiedade e obesidade

“A pessoa ansiosa, geralmente, precisa de um escape. O mais acessível e prazeroso, para a maioria delas, acaba sendo a comida. Ela não se alimenta porque está com fome, mas faz isso para liberar os seus impulsos. E é nesse momento que inicia a compulsão alimentar”, explica a especialista.

Edivana, que já ajudou muitos obesos a perderem peso, pontua que o problema da maioria era a ansiedade. “A ansiedade causa alterações hormonais, liberando cortisol, adrenalina e carga glicêmica, responsáveis pelo acúmulo de gordura. Com isso, vem o ganho de peso”.

Reprodução internet

Aprenda a direcionar a ansiedade nos alimentos certos

A especialista explica que comida gordurosa, derivados de açúcar e farinha refinados, como biscoitos e doces, são os principais vilões de quem come por ansiedade. “Esse tipo de comida desperta prazer, porém, coloca a pessoa em um ciclo viciante de que nunca é suficiente”, pontua Poltronieri, que destaca a importância de encontrar alternativas que gerem prazer, porém que sejam pouco calóricas, como frutas cítricas, leite, ovos e derivados magros, carnes e peixes.   “A recomendação não é se proibir de comer um carboidrato ou chocolate quando se está com vontade, mas tentar direcionar a tensão principal para esse tipo de alimento até que a pessoa consiga discernir o que é vontade constante e pontual”, explica a especialista em obesidade.

Embora seja um processo lento, ele é fundamental para não comprometer a saúde. “Esse tipo de descontrole é o que gera o alto índice de diabéticos, cardíacos, colesterol elevado e pressão alta. Então, se a pessoa só se sente bem comendo descontroladamente, é preciso procurar tratamento para controlar a impulsividade”, finaliza Poltronieri.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES