Entenda como a sujeira pode ser aliada da saúde das crianças

Brincar com terra e barro é importante para a saúde

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os pais adoram ver os filhos sempre limpinhos e longe de qualquer sujeira. Mas, ao contrário do que eles costumam imaginar, deixar as crianças entrar em contato com os micro-organismos presentes na natureza é importante. De acordo com a pediatra Maria Júlia Carvalho, isso estimula o desenvolvimento da imunidade natural da criança.

"O contato com a ' sujeira ' do meio ambiente, como terra, barro, argila e areia, fortalece o sistema imunológico, prevenindo doenças e diversas alergias", diz a pediatra. Quando as crianças brincam nesse ambiente natural há o desenvolvimento de anticorpos e a capacidade de combater germes e bactérias é aprimorada. Isso faz com que a resistência das crianças a infecções aumente. 

Maria Júlia explica que no meio ambiente há uma série de agentes e micro-organismos que ajudam a amadurecer as funções do sistema imunológico, protegem o organismo e, por isso, fortalecem a saúde da criança. "Os pais devem proporcionar as condições para que essa etapa ocorra naturalmente, não impedindo que seus filhos desfrutem dos momentos ao ar livre", recomenda a médica.

Cuidados

Entrar em contato com a natureza é importante, mas é preciso equilíbrio e consciência ao fazer isso. "Brincar na terra e se sujar são hábitos saudáveis, mas ficar sujo não", alerta Maria Júlia. Por isso, para preservar e garantir a saúde dos pequenos é fundamental que após a diversão eles tomem banho e sejam incentivados a sempre higinar as mãos. Essas tarefas não precisam ser encaradas como uma obrigação. Com um pouco de criatividade, a hora do banho pode ser uma extensão da brincadeira. 

Além disso, a pediatra relembra que não basta brincar com a sujeira para que os anticorpos dos pequenos se fortaleçam. "Uma alimentação rica e balanceada, hidratação constante com água e estímulo ao aleitamento materno  são fundamentais para o bom desenvolvimento da imunidade da criança", reforça. Maria Julia também alerta sobre a importância de manter o calendário vacinal em dia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES