Entenda como é feita a escolha dos filmes da 'Sessão da Tarde'

Dos 167 filmes exibidos neste ano, 17 foram reprisados, incluindo dois do Adam Sandler.

| Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Esqueça o glamour do Oscar, o ator do momento ou sequências de ação impressionantes. O que mais encanta o espectador da "Sessão da Tarde" são as histórias de superação. O G1 conversou com a equipe que seleciona os filmes para entender como as escolhas são feitas.

Mas não é só o chororô que faz a cabeça de quem vê o programa. Comédias (besteirol ou românticas) completam o trio de ouro. E fazem muita gente comer pipoca ligado na TV Globo desde 1974.

Neste ano, a lista dos campeões de audiência é dominada por histórias emocionantes com finais que tem volta por cima. Mas, como em qualquer lista de filmes mais vistos, há também animação e super-herói:

1. “Homem Aranha 2”

2.  “As Férias da Minha Vida”

3. “O Bom Filho à Casa Torna”

4. “Gigantes de Aço”

5. “Caminhos do Coração - 5 Dias para o Destino”

6. “Valente”

7. “Um Grande Garoto”

8. “Uma Boa Ação”

9. “Soul Surfer Coragem de Viver”

10. “Madagascar”

Crédito: Divulgação

Com um catálogo de mais de 2 mil títulos e 250 filmes para programar por ano, a lista de filmes tem alguns astros entre os mais populares.

Adam Sandler é o maior deles. Dois de seus filmes, "Esposa de mentirinha" e "Cada um tem a gêmea que merece", passaram duas vezes neste ano. "Click", "Como se fosse a primeira vez" e "Espanglês" também foram ao ar.

Mesmo com tanta assiduidade, o ator não consegue uma vaga no top 10 de mais vistos do ano. Rachel McAdams, Sandra Bullock, Matthew McConaughey e Queen Latifah também foram vistos mais de uma vez. Desses, só Latifah está entre os campeões de audiência.

Vale a pena ver de novo?

Nas redes sociais, há quem reclame da repetição de filmes. Mas as reprises são menos constantes do que se possa imaginar. Dos 167 filmes exibidos neste ano, 17 foram reprisados.

A equipe conta que é proibido reprisar um título em menos de seis meses. Não só para não cansar a audiência, mas como parte do "ciclo" dos filmes em sessões diferentes da Globo.

Vale lembrar que eles podem passar por "Tela Quente", "Temperatura Máxima", "Sessão da Tarde", "Corujão" e "Super Cine".

A equipe também tenta evitar cortes. "Entendemos que foi feito daquela forma por um propósito. Mas trabalhamos com grade linear, então às vezes a duração é comprometida pela programação ao vivo", explica Gabriel Jacome, diretor de Planejamento e Produto da Programação da TV Globo.

Hashtag curadores

"Toda a curadoria é feita por pessoas", explica ele. Mas a escolha conta com a ajuda de algoritmos de recomendação.

Todos os filmes do catálogo estão tagueados por gêneros e temas. A partir disso, a equipe cruza as listas geradas pelo sistema com os índices de audiência e resultados de pesquisas com consumidores para começar a estruturar a grade.

Então, a preparação é feita em três momentos:

- Planejamento anual, quando o time se reúne para definir os títulos que passarão no próximo ano. Daí, escolhem cerca de 300 filmes do catálogo;

- Depois, no início de cada trimestre, repensam a programação diária de filmes das 12 semanas seguintes;

- Semanalmente, revisam e reajustam a grade escolhida para a semana seguinte de olho no que acontece no mundo.

"Nos últimos anos, fizemos um investimento de renovação da 'Sessão da Tarde', que hoje tem um número grande de filmes novos que estreiam na própria sessão", explica Lua Amora, gerente de programação de filmes.

Ousadia e filmografia

Além disso, entra na conta o fator sazonalidade. Até o carnaval, funcionam melhor os filmes de superação ou comédias leves.

O drama adolescente "A culpa é das estrelas" e a dramédia francesa "Intocáveis" foram muito bem no começo deste ano.

De abril e agosto, começam as temporadas de lançamentos, quando ousar é mais permitido. Entre as exibições do período, as novidades desta safra foram as séries.

Para exibir "The Good Doctor" e "A fórmula", foi preciso mobilizar uma equipe para refazer o roteiro, retratar o som e cortar o conteúdo de modo a caber em pouco mais de uma hora e meia. O intuito é "ampliar a vida dos conteúdos" feitos ou comprados pela emissora.

Em julho, é tempo de olhar as crianças - e os pais, mães e avós que passam as tardes em casa com elas. Por isso, animações, heróis e aventuras dominam a programação.

Mais cedo...

A mudança de horário da "Sessão da Tarde" impactou a forma de montar o programa. Agora, ele recebe a audiência após o "Jornal Hoje" e precisa segurá-la. A média atual é de 23,8 milhões de pessoas por dia.

"É um momento de transição. Existe um grande desligar de televisão, cresce a atividade doméstica. Por isso, o início do filme precisa envolver", explica Jacome.

E mais diversidade

Dos oito filmes com maior audiência (tirando animações), três são protagonizados por negros. Queen Latifah e Martin Lawrence são rostinhos comuns por terem muitos fãs. Mas leve em conta também a preocupação da direção em ser mais diversa.

Segundo Jacome, incluir histórias protagonizadas por mulheres e negros faz parte das discussões durante a montagem da programação.

"A maioria dos filmes é de Hollywood ou da Europa, então representatividade é um conceito questionável, mas um dos nossos guias é buscar filmes que representem todos os segmentos da população."

O programa está de olho em produções fora do eixo Hollywood-Londres-Rio. O diretor conta que comprou mais filmes russos e indianos nos últimos anos.

Em 2019, Ricardo Darín, astro-mor do cinema argentino, e Jean Dujardin, estrela do cinema francês, tiveram comédias românticas exibidas na "Sessão da Tarde". Filmes da África do Sul e do Canadá também tiveram vez.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES