Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Entenda como se formam as cicatrizes de estrias que surgem na pele

Dermatologista Dra. Kédima Nassif explica como ocorre a formação destas temidas alterações na pele e aponta as melhores formas de preveni-las e tratá-las

Compartilhe
Google Whatsapp

Embora comuns em grande parte das pessoas, e não só em mulheres, as estrias são causa de grande desconforto estético para muitos. Mas, afinal, como estes riscos brancos que surgem na pele se formam? Segundo a dermatologista e tricologista Dra. Kédima Nassif, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, as estrias acontecem quando há o rompimento das fibras de colágeno e elastina, responsáveis pela sustentação da pele, devido ao estiramento da região. “Após o rompimento destas fibras ocorre um sangramento e assim aparecem as estrias rubras, que, após a cicatrização do local, adquirem a coloração branca. Ou seja, as estrias não são nada mais que cicatrizes na pele”, explica a especialista. As informações são do Notícias ao Minuto.

Acometendo principalmente adolescentes e mulheres grávidas, sendo que, de acordo com estudo publicado no Journal Of The European Academy od Dermatology and Venereology, quanto mais nova a mulher engravida maior a chance de ela desenvolver estrias, as alterações surgem geralmente abaixo das mamas, na região dos glúteos e nas pernas. Mas para aqueles que se desesperam só com a ideia do surgimento destas cicatrizes, a boa notícia é que elas podem sim ser evitadas. “Em geral, o melhor cuidado para prevenir o aparecimento das estrias é evitar a variação de peso, já que engordar e emagrecer repetidas vezes favorece o estiramento da pele”, destaca a médica. “Além disso, é importante o uso de cosméticos hidratantes que devem conter substâncias como os derivados de retinóides.”

Porém, para aqueles que já sofrem com as temidas marcas na pele, é possível tratá-las através de procedimentos como a radiofrequência microagulhada, que recuperam completamente a região afetada. “A tecnologia funciona por meio de microagulhas de ouro que penetram profundamente na pele, promovendo coagulação, aquecimento e reorganização das fibras de colágeno. Estas agulhas ultrapassam a epiderme, emitindo ondas eletromagnéticas apenas nas camadas mais profundas da pele e assim preservando a superfície. Isso faz com que o aquecimento chegue até a 70ºC, o que estimula a produção de colágeno e reconstrói as fibras rompidas”, completa a Dra. Kédima.

De acordo com a dermatologista, o procedimento dura cerca de 40 minutos, durante os quais o paciente pode sentir leve aquecimento local, e o ideal é que sejam feitas em média, três sessões com intervalos mensais para que os resultados sejam satisfatórios, sendo que a primeira deve ser realizada logo quando as estrias surgirem, visto que, quanto mais cedo o tratamento for iniciado, melhor o resultado final.

“No pós-procedimento a recomendação é a hidratação diária do local tratado e o retorno dos pacientes às atividades regulares é rápido, já que o tratamento exige pouco tempo de recuperação”, afirma. Após quinze dias já é possível visualizar melhora nas alterações e os resultados definitivos surgem depois de quatro meses. “Porém, o procedimento é contraindicado para gestantes e pacientes com tendência à formação de queloide, e não deve ser feito em áreas do corpo com infecções. O melhor então é que você consulte um dermatologista antes de optar pelo tratamento. Apenas ele poderá realizar uma avaliação de sua pele e recomendar a melhor forma de resolver o problema.”



Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Recomendamos

Localização

Definir a localização padrão

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Fique por dentro

Receba notícias quentinhas diretamente no seu whatsapp

Continuar

Falta pouco, agora escolha as categorias que deseja receber notícias

Aperte (ctrl + clique) para selecionar vários
Pronto!

Agora você passará a receber novidades diretamente no seu whatsapp.

Termos de uso

Texto

Política de privacidade

Texto

×