Entenda o porque das baratas serem “impossíveis” de matar

As baratas consegue suportar até 900 vezes o próprio peso.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Se existe um inseto que muita gente não gosta e apresenta uma certa rejeição, esse é a barata. Elas chegam a qualquer momento de qualquer lugar sem que ninguém perceba. Quantas vezes você já tentou matar uma e ela conseguiu escapar? Mesmo depois de um bom pisão ou da famosa "chinelada", ela simplesmente saiu correndo como se nada tivesse acontecido? Depois disso, você nunca mais consegue a encontrar de novo. É como se simplesmente evaporasse. No entanto, como isso é possível? Há alguma explicação ou é apenas um fato sobrenatural dessas criaturas malignas? O segredo está em seu genoma.

 Com certeza você já deve ter achado pela sua casa algumas perninhas de barata. É algo que acontece com todo mundo. Mas não se engane: isso não quer dizer que o inseto a que elas pertenciam está morto. Na verdade, elas tem a incrível habilidade de regenerar suas pernas dentro de poucos dias, principalmente enquanto estão na fase de ninfa (ainda em desenvolvimento). Sem contar que podem sobreviver às mais brutais condições: fezes, bactérias, lixo, lugares apertados, dentre tantas outras coisas e ainda assim, permanecem saudáveis. Não é à toa que segundo especialistas, as baratas são mais antigas que os próprios dinossauros.

Pesquisas realizadas por pesquisadores da Academia Chinesa de Ciências, em Xangai, acreditam que tudo isso se deva ao genoma do inseto. Eles sequenciaram os genes da barata Periplaneta Americana, revelando que ela pode ser muito mais adaptável do que imaginamos. Apenas à título de curiosidade, 60% de seu genoma contem elementos repetitivos, que dão às baratas tudo elas precisam para sobreviver ao ambiente urbano.

Resistentes

As baratas consegue suportar até 900 vezes o próprio peso e ainda sair ilesas. Para provar isso, cientistas submeteram uma barata a uma espécie de compressor, onde ela foi esmagada até a morte. Pode parecer cruel, mas a experiência foi necessária para testar a capacidade do inseto.

A  biomecânica das baratas é realmente impressionante. Elas são capazes de correr com apenas duas de suas pernas e ainda assim, alcançar 1,5 metros por segundo. Parece que ficou explicado o motivo de elas ainda saírem correndo depois que você as acerta.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES