Entenda o que acontece ao seu corpo quando deixa de beber café

Saiba mais sobre o impacto que o consumo de café tem no organismo e entenda o que ocorre quando abandona o hábito - logo após um dia e até seis meses.

| iStock banco de imagens
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Está entre aqueles para quem é impensável começar o dia sem beber café? Não está só. Trata-se da segunda bebida mais ingerida em todo o mundo, apenas suplantada pela água, e a energia que dá, devido à cafeína, é essencial para muitos de nós. Com informaçõesdo Notícias ao mintuto Pt e Revista Casa e Jardim.

Todavia, a verdade é que beber café acarreta tanto benefícios como malefícios. Nesse sentido a revista Casa e Jardim, explicou o que acontece ao corpo quando deixa de consumir café.

Café éa segunda bebida mais consumida no mundo. Foto:iStock.

Após um dia

Quando bebe café, este permanece no corpo entre de 2,5 a 10 horas. Como tal, o primeiro dia de abstinência tende a ser o mais difícil. É possível que se torne facilmente irritável e sinta dores de cabeça, o que acontece com 50% das pessoas de acordo com um estudo do Hospital Universitário Johns Hopkins, nos Estados Unidos. Quanto mais cafeína ingerir mais acentuados serão os sintomas.

Depois de uma semana

A abstinência dura cerca de 72 horas. A intensidade dos sintomas de abstinência de cafeína variam de indivíduo para indivíduo, dependendo da sua constituição física e da quantidade de café que consumiam.

A estudante universitária Letícia Lara, segundo a revista Casa e Jardim, por exemplo, sentiu dores de cabeça e aumento da sonolência assim que parou de tomar café. “A pior parte era a falta que o café fazia após o almoço”, afirma.

Um mês depois

O corpo começa a reverter para o seu estado 'normal' antes de beber café. Já o cérebro eventualmente começa a desenvolver mais recetores de adenosina, que ajudam a regular o fluxo sanguíneo nas artérias, após ter sido bloqueado por moléculas de cafeína por um longo período de tempo.

Entretanto, o intestino pode ficar desregulado, pois o café é conhecido por manter a atividade intestinal em movimento. Por outro lado, sorria! Os dentes ficarão mais brancos, menos manchados e fortes.

Após seis meses

Nesta altura o corpo já não estará dependente da cafeína e não sentirá sinais de abstinência. Consequentemente, continuarão a crescer mais recetores no seu cérebro, o que por sua vez pode sinalizar as glândulas supra-renais para produzir mais adrenalina.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES