Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Entenda o que é "shippar", uma das expressões mais buscadas no Brasil

No Brasil, a expressão ficou mais popular na década de 2000, com o lançamento da série de livros e filmes "Harry Potter",

Compartilhe
Google Whatsapp

Você já "shippou"? Se você não sabe o que isso significa, você não está sozinho: "o que é shippar" é uma das perguntas mais feitas pelos brasileiros na ferramenta de pesquisas do Google, de acordo com um relatório recente da empresa de marketing digital SEMrush. (Por: Uol)

Ainda que possa parecer um tanto misteriosa, essa expressão vem da palavra em inglês "relationship", que significa "relacionamento" em português. 

A história de como a palavra foi cortada pela metade e se transformou em uma espécie de verbo é curiosa e tem a ver com o universo das "fanfic" --abreviação de "fan fiction", isto é, "ficção de fãs".

"Fanfics" são obras de ficção criadas por fãs de determinadas obras como séries, filmes, histórias em quadrinhos, animes etc. Basicamente, são realidades alternativas criadas por fãs, nas quais o andamento da narrativa e o desenvolvimento de personagens são diferentes dos propostos pelo autor original. As "fanfics" começaram a se popularizar nos anos 1970, quando fãs de "Star Trek" criaram histórias alternativas com os personagens da série, e ganharam um novo impulso com as redes sociais e os fóruns de discussão da internet.

Muitas dessas fanfics acabam criando relacionamentos entre personagens que não ocorreriam dentro do andamento convencional da obra em questão. É aí que entra a expressão "shippar".

Ela é usada quando um fã de determinada obra torce para que dois personagens acabem juntos numa história --o que pode, inclusive, motivar a criação de uma fanfic na qual essa realidade alternativa aconteça de fato.

No Brasil, a expressão ficou mais popular na década de 2000, com o lançamento da série de livros e filmes "Harry Potter", quando fãs começaram a torcer para que casais da ficção como Harry e Hermione terminassem juntos.

A expressão acabou extrapolando as fronteiras da ficção e passou a ser usada na vida real sempre que alguém quer indicar que aprova determinado relacionamento ou torce por ele. Se você acha que as pessoas A e B têm tudo para dar certo juntas, você está "shippando" A e B.

Paralelamente, nas redes sociais, criaram-se nomes para determinados casais --por exemplo, "Brangelina", no caso de Brad Pitt e Angelina Jolie, ou "Brumar", no caso de Neymar e Bruna Marquezine. Ou seja: se alguém falar que 'shippa' Brumar, está querendo dizer que torce para que Neymar e Bruna Marquezine fiquem juntos.

Agora que você sabe o que essa expressão significa, admita: você já "shippou" muito casal por aí, não é mesmo?.

Nacho Doce/Reuters




Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Recomendamos

Localização

Definir a localização padrão

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Fique por dentro

Receba notícias quentinhas diretamente no seu whatsapp

Continuar

Falta pouco, agora escolha as categorias que deseja receber notícias

Aperte (ctrl + clique) para selecionar vários
Pronto!

Agora você passará a receber novidades diretamente no seu whatsapp.

Termos de uso

Texto

Política de privacidade

Texto

×