Entenda para onde vai a gordura que você perde quando está emagrecendo

Entenda para onde vai a gordura que você perde quando está emagrecendo

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER


Apesar da obsessão quase que mundial por dieta e programas de emagrecimento, uma grande dúvida que todos temos é: para onde vai a gordura corporal quando emagrecemos corretamente? O que sempre imaginamos é que a gordura era convertida em energia ou calor. Simples assim, eu também pensava. Dr. Fábio Cardoso, médico do esporte especialista em medicina preventiva e longevidade, nos conta que apenas parte é convertida em energia, mas nem de longe isso explica todo o processo de perda de gordura durante o emagrecimento.

Respondendo esta pergunta, temos agora um estudo realizado pela School of Biotechnology and Biomolecular Sciences da Austrália que nos auxilia a entender o que realmente acontece. O dr nos conta que somente agora os cientistas estão conseguindo “juntar os pontinhos” e finalmente entendendo o processo metabólico de perda de peso. A parte da resposta que faltava para esclarecer a nossa dúvida é que a maior parte da gordura é respirada para fora do corpo, isso mesmo – exalada – como dioxido de cardono, o famoso CO2. Literalmente, “gone with the wind” – “e o vento levou”…

No trabalho publicado na Britsh Medical Journal, e encabeçado pelo pesquisador Prof. Dr. Ruben Meerman, foi demonstrado que para perder 10 kilos de gordura é necessário inalar 29 kilos de de oxigênio e neste processo metabólico são produzidos 28 kilos de dioxido de carbono e 11 kilos de água. Se você entender que cada átomo em 10 kilos de gordura são “perdidos”, e não consumidos como energia – nossa idéia antiga – 8,4 kilos são excretados via a respiração, através do pulmões. Os outros 1,6 kilos se transformam em água, e podem ser excretados através da urina, fezes, suor, lágrimas e outros tantos fluídos corporais internos e externos. Óbvio que não adianta respirar mais rápido e mais fundo você irá hiperventilar. E acabará tonto, poderá desmaiar e até ter arritmias cardíacas.

Quer acelerar? Dr Fábio nos diz que a regra é adequar a respiração com a sua taxa de metabolismo. Só assim você não “hiperventila”. E a melhor forma de fazer isto é muito conhecida e simples: faça exercícios, e se mantenha ativo por todo o teu dia, evitando ficar parado por muito tempo (sofá, cadeira, cama engorda viu?). Agora já entendemos que não vamos “queimar” gordura somente, vamos “respirar”, “botar para fora” a maldita, está aí um exorcismo que todo mundo gostaria de realizar.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES