Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Entenda para onde vai a gordura que você perde quando está emagrecendo

Entenda para onde vai a gordura que você perde quando está emagrecendo

Entenda para onde vai a gordura que você perde quando está emagrecendo
dietas | reproducao
Compartilhe


Apesar da obsessão quase que mundial por dieta e programas de emagrecimento, uma grande dúvida que todos temos é: para onde vai a gordura corporal quando emagrecemos corretamente? O que sempre imaginamos é que a gordura era convertida em energia ou calor. Simples assim, eu também pensava. Dr. Fábio Cardoso, médico do esporte especialista em medicina preventiva e longevidade, nos conta que apenas parte é convertida em energia, mas nem de longe isso explica todo o processo de perda de gordura durante o emagrecimento.

Respondendo esta pergunta, temos agora um estudo realizado pela School of Biotechnology and Biomolecular Sciences da Austrália que nos auxilia a entender o que realmente acontece. O dr nos conta que somente agora os cientistas estão conseguindo “juntar os pontinhos” e finalmente entendendo o processo metabólico de perda de peso. A parte da resposta que faltava para esclarecer a nossa dúvida é que a maior parte da gordura é respirada para fora do corpo, isso mesmo – exalada – como dioxido de cardono, o famoso CO2. Literalmente, “gone with the wind” – “e o vento levou”…

No trabalho publicado na Britsh Medical Journal, e encabeçado pelo pesquisador Prof. Dr. Ruben Meerman, foi demonstrado que para perder 10 kilos de gordura é necessário inalar 29 kilos de de oxigênio e neste processo metabólico são produzidos 28 kilos de dioxido de carbono e 11 kilos de água. Se você entender que cada átomo em 10 kilos de gordura são “perdidos”, e não consumidos como energia – nossa idéia antiga – 8,4 kilos são excretados via a respiração, através do pulmões. Os outros 1,6 kilos se transformam em água, e podem ser excretados através da urina, fezes, suor, lágrimas e outros tantos fluídos corporais internos e externos. Óbvio que não adianta respirar mais rápido e mais fundo você irá hiperventilar. E acabará tonto, poderá desmaiar e até ter arritmias cardíacas.

Quer acelerar? Dr Fábio nos diz que a regra é adequar a respiração com a sua taxa de metabolismo. Só assim você não “hiperventila”. E a melhor forma de fazer isto é muito conhecida e simples: faça exercícios, e se mantenha ativo por todo o teu dia, evitando ficar parado por muito tempo (sofá, cadeira, cama engorda viu?). Agora já entendemos que não vamos “queimar” gordura somente, vamos “respirar”, “botar para fora” a maldita, está aí um exorcismo que todo mundo gostaria de realizar.


Tópicos
Compartilhe
Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar