Entenda porque a função soneca não faz bem à saúde

Uso excessivo da função pode indicar distúrbios do sono

Despertador | Fatos Desconhecidos
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Acordar cedo é uma tarefa um tanto quanto complicada para muitas pessoas, não é mesmo? Convenhamos que ninguém de fato gosta disso. Apenas nos acostumamos pela necessidade. Nada dói tanto quanto o despertar do celular ou do despertador pela manhã, nos avisando de mais um dia. Muitas pessoas utilizam a função soneca ao acordar, assim prolongando um pouquinho mais aquele descanso. Há ainda quem abusa disso e mantenha tal funcionalidade presente dia após dia. Uns minutinhos a mais debaixo das cobertas é o que precisamos para reunir os pensamentos e planejar o dia, não é verdade?

No entanto, esse cochilinho, que parece algo inofensivo, pode ser um tanto quanto devastador. Foi apontado em estudos que a função soneca do despertador causa sérios danos à saúde do nosso corpo e até da mente. Para começar, é necessário compreender porque estamos usando a função soneca. Para diversas pessoas, isso pode significar um problema significativo em relação ao processo de sono. Foi demonstrado que esse sono deficiente está associado a diversos distúrbios de saúde, incluindo pressão alta, problemas de memória e até mesmo controle de peso.

Um especialista, que estuda respostas ligadas às dores humanas, testou de forma extensa o sono. Além disso, o profissional investigou como o mesmo afeta as condições dolorosas do organismo. Após alguns testes, ele e sua equipe descobriram que vários dos seus pacientes com dores crônicas também sofrem com distúrbios do sono. A partir daí, diversos questionamentos surgiram a respeito disso.

Como é uma noite de sono normal?

Se alguém ainda tem sono quando o alarme dispara, é útil usar o botão soneca? Embora não existam estudos científicos que abordem de forma específica esse tópico, a resposta é "não". O nosso relógio natural regula as funções por meio do que é conhecido como ritmo circadiano, que são mudanças físicas, mentais e comportamentais que seguem um ciclo diário, como um relógio. A maior parte dos adultos precisa dormir entre sete horas e meia e oito horas por noite.

Esse período permite gastar o tempo adequado nos estágios do sono. Esses são classificados como "sem movimento rápido dos olhos" e como "com movimento rápido dos olhos". Tendemos a passar por três etapas desse estágio sem movimento rápido dos olhos, e de quatro a seis do outro, por noite. A primeira parte consiste em um sono mais profundo, pesado, e a última etapa algo mais leve.

Sono sem soneca

Uma noite de sono completa é importante para a restauração do corpo e da mente. Se esse processo é perturbado, tendemos a despertar nos sentindo ainda mais cansados pela manhã. A opção soneca pode interferir em algumas coisas, como perturbar sequências normais de sono e causar ronco ou até mesmo apneia do sono. O uso dessa opção geralmente começa na adolescência, quando nossos ritmos circadianos são alterados, fazendo com que queiramos ficar acordados durante mais tempo e despertar mais tarde pela manhã. Acontece que os minutos da opção soneca não reparam o nosso sono, e sim causam mais danos à saúde de modo geral.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES