Entenda porque tossir e espirrar nas mãos é um grande problema

Todo mundo tosse e espirra, isso é uma necessidade fisiológica humana.

| Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Todo mundo tosse e espirra, isso é uma necessidade fisiológica humana. E por uma questão de educação ou etiqueta, a maioria de nós costuma colocar a mão na frente da boca, na hora de tossir ou espirrar, certo? Sim, mas e se esse hábito não fosse o correto ou o mais apropriado? Na verdade, não é. A gente fez isso a vida inteira da forma errada. Por que isso agora? Porque estamos passando por um momento tenso de várias doenças respiratórias, como a COVID-19, que é causada pelo novo coronavírus. Então, em momentos como esse, todo mundo quer se proteger, e a forma como tossimos e espirramos pode ser um problema. As informações são do Fatos Desconhecidos.

Doenças como essa têm como principal forma de transmissão, as gotículas expelidas pela boca ou pelo nariz. E é por esse motivo que uma das recomendações básicas, para evitar o contágio é cobrir o rosto ao tossir e espirrar. No entanto, o que muita gente ainda não sabe, é que fazer isso apenas com as mãos, como estamos acostumados, pode, na verdade, contribuir para espalhar os vírus e outras bactérias. Entenda melhor como se proteger quanto a isso.

Tossir e espirrar nas mãos

Agora, especialmente devido aos casos confirmados de coronavírus no Brasil, a preocupação é maior. E a prevenção de doenças respiratórias como essa tem sido um tópico muito comentado ultimamente. Todos estão preocupados com a disseminação da doença e estão procurando formas de se proteger da contaminação. E o fato é que a maioria das pessoas conhece, em partes, os hábitos básicos, que ajudam a prevenir a transmissão dessas doenças. Mas muita gente ainda os faz de forma incorreta.

Conhecidos como "etiqueta da tosse" ou "etiqueta respiratória", os hábitos de cobrir as vias respiratórias com as mãos, não é o mais apropriado. Isso porque nós usamos as mãos constantemente. Seja tocando objetos pessoais ou o rosto. Esse hábito, segundo os órgãos de saúde de todo mundo, ajuda a transmitir vírus e bactérias.

Não é como se isso fosse completamente errado. A questão aqui é o jeito como fazemos, que não é a forma mais apropriada. Não é como se o certo fosse tossir ou espirrar na cara de outras pessoas no ambiente.

O jeito certo

De acordo com o Ministério da Saúde, a forma certa de reduzir os riscos de transmitir ou contrair doenças respiratórias é ter um lenço em mãos para cobrir a boca e o nariz ao espirrar. Esse mesmo que deve ser descartado logo em seguida.

Caso não tenha um lenço em mãos sempre, o ideal é dobrar o braço e usar a parte interna do cotovelo como barreira. Isso porque essa parte do corpo não tem tanto contato com outras superfícies como as mãos.

E em casos em que as mãos sejam usadas sem um lenço, a recomendação é lavá-las logo em seguida. Esse é outro hábito de higiene, que segundo os órgãos de saúde, é essencial. Principalmente antes de consumir alimentos ou tocar os olhos, boca ou nariz. O ideal é que isso seja feito com água e sabão, e caso não seja possível, use desinfetantes para as mãos à base de álcool, o famoso álcool em gel.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES