Entenda se Tiradentes é feriado nacional ou ponto facultativo

Dia 21 de abril, Tiradentes é comemorado no Brasil desde 1965; Algumas cidades mineiras celebram o dia com comemorações

Tiradentes é considerado feriado nacional | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No dia 21 de abril é comemorado o dia de Tiradentes. A data homenageia o mineiro Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido na história nacional como Tiradentes, Patrono Cívico da Nação Brasileira.

Leia Mais

Tiradentes é feriado?

O dia é considerado um feriado. Dia de Tiradentes é comemorado no Brasil desde 1965. Algumas cidades mineiras celebram o dia com comemorações, lembrando do inconfidente no dia 21 de abril.

Feriado de Tiradentes: A figura é considerada herói nacional (Foto: Divulgação/Fred Matos)Em configuração da data ser um feriado, locais em todo país como comércios, bancos e repartições públicas possuem seu horário de funcionamento modificado.

Carnaval será feriado de Tiradentes?

Prefeituras como a de São Paulo e do Rio de Janeiro decidiram no final de janeiro, marcar os desfiles das escolas de samba para o feriado prolongado de Tiradentes.

Em São Paulo:

No Rio de Janeiro: 

Legado de Tiradentes

Joaquim José da Silva Xavier nasceu no dia 12 de novembro de 1746 na Fazenda do Pombal, anteriormente município de São João del Rei e atualmente município de Ritápolis, Minas Gerais.

O mesmo, na época, era dentista, por isso o apelido de Tiradentes, tropeiro, minerador e militar no posto de Alferes da cavalaria de Dragões Reais de Minas, a força militar que atuava na Capitania de Minas Gerais.

Tiradentes foi um dos líderes da Inconfidência Mineira, movimento que se estendeu de 1789 a 1792. Ele era contra os altos impostos cobrados pela Coroa Portuguesa no Brasil. Em 21 de abril de 1792, Tiradentes foi enforcado em praça pública, no Rio de Janeiro.

Somente a partir da Proclamação da República, Tiradentes começou a ter sua figura como herói brasileira definida. Por esse motivo, o dia do seu enforcamento foi declarado feriado.

Em 9 de dezembro do mesmo ano, a lei nº 4.897 foi sancionada pelo presidente Castelo Branco, instituindo Joaquim José da Silva Xavier como Patrono Cívico da Nação Brasileira.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES