Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Escrever sobre coisas positivas diminui estresse e ansiedade

Não há duvidas de que escrever faz bem à saúde.

 Escrever sobre coisas positivas diminui estresse e ansiedade
escrever | Reprodução
Compartilhe

Não há duvidas de que escrever faz bem à saúde. Expurgar nossas mais diversos sentimentos colocando-os em palavras grifadas sobre a página nos ajuda a melhor lidar com nossas angústias e dores, e buscar a felicidade e o que nos dá prazer. Mas o que será melhor? Escrever sobre sentimentos positivos ou negativos?

A história da literatura sugere que escrever sobre nossas dores (assim como, para o leitor, se identificar na dor alheia) pode ser um bálsamo para as dores de fato, e pesquisas passadas já confirmaram que investigar emoções ditas negativas ao escrever faz bem para nossa saúde mental e física. Uma nova pesquisa, no entanto, afirma que escrever sobre emoções positivas também faz bem para nossa cabeça.

A pesquisa foi publicada no periódico British Journal of Health Psychology, contando com 71 participantes saudáveis, entre os 19 e os 77 anos. Separados em dois grupos aleatórios, a um dos grupos foi pedido que escrevesse sobre as melhores sensações e experiências de suas vidas, por 20 minutos diários. Ao outro grupo, o mesmo cronograma, mas escrevendo sobre temas neutros. Os níveis de estresse, ansiedade e as reclamações por conta da saúde física também foram relatados e monitorados.

\"\"

O grupo que escreveu sobre coisas positivas teve uma considerável redução no estresse e na ansiedade – não houve, no entanto, confirmação sobre melhoras em sua saúde física. “Uma vantagem em escrever sobre emoções positivas é lidar com a raiz do estresse e da ansiedade”, disse Michael Smith, professor de psicologia na Northumbria University, no Reino Unido, e um dos responsáveis pela pesquisa. “Ao contrário de várias outras estratégias de melhoria do bem-estar mental, essa tarefa não precisa de treino ou terapia. As pessoas podem fazer isso quando e onde for melhor para elas — e é gratuito”.

Se pesquisas anteriores haviam confirmado que escrever sobre emoções ditas negativas fazia bem para a saúde mental e física, e essa nova pesquisa – pioneira na investigação sobre a escrita “positiva” – sugere que escrever sobre coisas boas também faz bem para a saúde mental, a conclusão só poder ser uma: escrever, seja sobre qual tipo de sentimento for, faz bem à saúde.


Tópicos
Compartilhe
Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar