Especialista em fragrância ajuda pacientes de covid-19

“O que está acontecendo é que estamos treinando pessoas, gosto de dizer, a cheirar com o cérebro”, disse.

Especialista em fragrância ajuda pacientes de covid-19 | Reuters/Brendan McDermid
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Depois que Sahil Shah, de 13 anos, perdeu o olfato para a covid-19 em novembro, seus pais procuraram ajuda em vários lugares. "Conversamos com neurologistas, neurocirurgiões, otorrinolaringologistas, e todos eles disseram que, se fosse para ele voltar, já teria voltado", disse o pai de Sahil, Pratik Shah.

Seis meses depois, no entanto, a adolescente da cidade norte-americana de Chicago ainda não tinha olfato nem paladar. A família então procurou a ajuda de uma fonte improvável: a especialista em fragrância Sue Phillips. Ela ajudou a desenvolver e comercializar perfumes para Elizabeth Arden, Lancôme e Tiffany & Co, e agora comanda sua própria empresa, a Scenterprises.

Iniciando com odores mais suaves, como rosa, lavanda e hortelã, ela entrega uma amostra perfumada  (Foto: Reuters/Brendan McDermid)

"Permita que eu diga, em primeiro lugar, que não sou médica. Não sou cientista. Não sou nem mesmo química", disse Phillips a uma cliente em sua butique no Upper East Side de Manhattan.

Para começar o processo de ajudar pessoas a reaprenderem a cheirar, Phillips cria uma variedade de 18 fragrâncias preparadas de forma personalizada. Iniciando com odores mais suaves, como rosa, lavanda e hortelã, ela entrega uma amostra perfumada por vez à sua cliente. Se não há reação, ela usa cheiros mais fortes, como especiarias ou almíscar.

"O que está acontecendo é que estamos treinando pessoas, gosto de dizer, a cheirar com o cérebro. Quase consigo ver a névoa se dissipando. E aí elas conseguem começar a sentir odores novamente. É realmente incrível."

Fonte: Agência Brasil



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES