Especialista ensina a identificar e tratar a retração gengival

A retração gengival pode ser confundida com uma cárie, já que, nos dois casos, a sensibilidade ao ingerir alimentos e bebidas em temperatura muito quente ou gelada costuma ser a principal causa do incômodo

| Reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A maioria das pessoas sonha com um sorriso perfeito e saudável. Porém, garantir que este cartão de visitas esteja sempre impecável não é tarefa fácil. Mesmo mantendo a higiene bucal em dia, é possível sofrer de problemas, como a retração gengival.

A doença acontece quando o tecido da gengiva retrai por algum motivo, expondo a raiz do dente, chamada de dentina, e ocasionando hipersensibilidade. Por conta disso, a retração gengival pode ser confundida com uma cárie, já que, nos dois casos, a sensibilidade ao ingerir alimentos e bebidas em temperatura muito quente ou gelada costuma ser a principal causa do incômodo.

O alongamento do dente e a alteração da cor do esmalte, do branco para um tom amarelado, também são fortes sinais do problema. Embora a doença seja mais comum em adultos, pessoas de qualquer idade estão sujeitas a sofrer desse mal.

Existe uma série de fatores  que podem ocasionar ou agravar a retração gengival, como o excesso de força ao escovar os dentes, as doenças periodontais, o bruxismo (ato de apertar ou ranger os dentes durante o dia ou à noite), a ingestão de determinados alimentos, o avanço da idade e, até mesmo, alguns fatores genéticos.

A maneira mais correta de começar o tratamento é procurando um dentista. “É preciso consultar um profissional ao notar uma sensibilidade frequente a bebidas e alimentos quentes ou gelados ou identificar o aparecimento de sinais da retração. Quanto mais cedo o paciente descobrir a causa  e iniciar o tratamento adequado, maior a chance de  evitar problemas mais graves”, afirma a dentista e consultora de higiene bucal da Condor, Érika Vassolér.

Na maioria dos casos, a sensibilidade  nos dentes pode ser combatida com técnicas de enxerto na região da gengiva, recobrimento da área exposta do dente com resina composta, tratamentos a laser, uso de cremes dentais com flúor ou, ainda, aplicações de flúor.

Segundo Vassolér, a prevenção varia de acordo com cada caso, mas, em geral, é preciso escolher escovas com cerdas macias, evitar movimentos rápidos e bruscos ao escovar os dentes, principalmente nas regiões próximas à gengiva, e realizar procedimentos como raspagens e limpezas dentais para evitar que a retração aumente.

Dicas da especialista

A consultora da Condor dá algumas dicas para ajudar os pacientes a aliviarem os sintomas desse problema, enquanto fazem o tratamento:

- Fugir de alimentos e bebidas ácidos (frutas cítricas, refrigerantes, sucos, bebidas alcoólicas como o vinho);

- Evitar o consumo de comidas e bebidas muito quentes ou geladas (sorvetes, sorbets, milk-shakes, bebidas com gelo, sopas, chocolate quente, café);

- Reduzir o consumo de doces em geral.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES