Especialistas aconselham as melhores cores para vestir no trabalho

Entrevista de emprego, apresentação de trabalho ou reunião? Saiba qual vai ajudar você

Roupas | (FOTO: PEXELS)
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Não é apenas as roupas que influenciam a opinião dos outros sobre você, mas as cores também. Inclusive em situações profissionais. De acordo com especialistas, os tons mais adequados para uma entrevista de emprego são diferentes daqueles para uma apresentação ou reunião em grupo, por exemplo.

Segundo o estilista e David Zyla, as cores são importantes para realçar as características individuais e para que cada um se sinta melhor consigo mesmo. “Nós temos cores nos nossos olhos, cabelo e pele. Se as realçarmos e se as pensarmos como pano de fundo, então a roupa, acessórios e maquiagem só estarão lá para iluminá-las”, diz ao site da revista Fast Company.

Apresentações em público

Falar em público exige confiança em si e ao mesmo tempo é preciso chamar a atenção dos outros. Por isso, Zyla recomenda cores mais vibrantes, como azul, verde ou roxo. No entanto, o tom depende de cada um e como você quer que as pessoas lembrem de você. Por exemplo, você pode optar por turquesa ou um verde esmeralda.

(FOTO: PEXELS)

Trabalhos em grupo

Já em projetos em grupo ou em reuniões o melhor é passar a mensagem de colaboração e não de destaque. Nessas ocasiões o melhor é ficar longe de cores muito vibrantes, porque sua roupa pode acabar chamando mais atenção do que o trabalho em si.

“Se você quer parecer confiável em uma reunião, vale usar uma cor que reflita a cor mais escura do seus olhos. Isso diz ao seu grupo: ‘Eu faço parte, somos uma equipe’", explica Zyla.

Entrevistas de emprego

Segundo Leatrice Eiseman, a diretora executiva do Instituto de Cor Pantone, cores escuras, como preto e azul marinho, passam a ideia de seriedade e confiança. Combinam com setores que valorizam consistência e confiabilidade.

No entanto, você pode dar um toque pessoal que faça o recrutador lembrar entre vários outros candidatos. “Para um homem pode ser uma gravata. Para uma mulher uma peça de bijuteria ou acessório que se destaque entre a cor escura”, diz.

Áreas mais criativas pedem cores: “Se você está se candidatando a uma vaga em uma empresa de cosméticos ou uma empresa de design que é conhecida por fazer designs peculiares e contemporâneos, você não quer simplesmente recorrer à regra de usar preto ou cinza”, diz Eiseman.

Reuniões de feedback

Esse tipo de reunião inspira familiaridade, mas é necessário não deixar a formalidade de lado e tomar cuidado para não passar a ideia de estar muito confortável.

O segredo é apostar no branco. Segundo Nicole Cavin, assistente de marketing digital da loja de roupas inglesa Quiz Clothing, esse tom mostra neutralidade e é uma tela com possibilidades infinitas. "Esse tom é percebido como a cor menos arrogante. Faz você parecer otimista, o que é positivo quando se discutem os próximos passos da sua carreira", explica.

Os especialistas concordam que o mais importante é escolher a cor e o estilo que ajudará na sua confiança. “Nunca se force a usar uma cor só porque é uma tendência ou alguém aconselhou você a usá-la; usar algo em que você se sente bem é o mais importante”, diz Eiseman.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES