Especialistas dizem o que seria a luz misteriosa no céu do Sul do país

A hipótese de uma “fake news” foi descartada por meio do uso de um software.

Luzes misteriosas no céu | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Viralizaram na internet durante essa semana imagens de uma luz misteriosa e intensa no céu que foram registradas por moradores de Santa Catarina. Várias suposições surgiram para tentar identificar o real significado daquelas luzes. Especialistas analisaram e afirmaram que isso pode ser o surgimento de um planeta. As informações são do IG.

Segundo o físico Érico Kemper, professor de física na IFRS e o astrônomo Luiz Augusto da Silva, as imagens, que foram feitas pelo empresário Rudinei Rosa, mostram o aparecimento de Júpiter no horizonte. Eles afirmaram que a hipótese de uma "fake news" foi descartada por meio do uso de um software chamado Stellarium, que auxilia na análise de visualizações do céu e que o registro mostra o "nascer" de Júpiter no horizonte. 

Luzes misteriosas no céu do Sul do país/ Crédito: Rudinei Rosa

"A imagem também mostra as estrelas da constelação de Sagitário, o que nos garante que o ponto luminoso mais embaixo é Júpiter , levando em conta as distâncias do planeta com a constelação e o horizonte. As constelações no céu são o sistema de referência para descrever e identificar com precisão as posições dos planetas e demais astros", concluiu Kemper.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES