Espécie de musaranho é vista pela 1ª vez em 52 anos na África

Foi quase um milagre descobrir que o animal não estava extinto na região

Animal reaparece na África | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O pequeno mamífero que se alimenta de insetos não era visto há mais de 50 anos, mas finalmente apareceu na África Oriental. Os investigadores conseguiram as primeiras fotografias e vídeos da espécie na natureza. Sengis são um grupo de adoráveis pequenos mamíferos que se parecem com ratos, mas na verdade são mais parentes dos elefantes, peixes-boi e porcos-formigueiro.

Como tal, são frequentemente chamados de musaranhos-elefante. A sua característica mais marcante é o nariz semelhante a um tronco, que usam para caçar insetos. Embora a maioria das espécies de sengi sejam comuns, o sengi somali tem sido impossível de rastrear nas últimas décadas. Na verdade, a criatura não é vista viva desde 1968 e é mais conhecida por um punhado de espécimes em museus.

Musaranho-elefante (divulgação)

Essa elusividade rendeu-lhe um lugar na lista da Global Wildlife Conservation das 25 espécies perdidas mais procuradas – animais, insetos e plantas que foram perdidos para a ciência. A organização lança expedições para investigar se essas espécies ainda estão vivas na natureza e, em caso afirmativo, determinar que tipo de proteção elas podem precisar.

Para esta expedição, a equipe viajou para Djibouti, país da África Oriental, onde dicas de moradores locais sugeriram que o sengi somali ainda estava vivo. Na paisagem rochosa e seca que as criaturas chamavam lar, a equipe colocou 1.259 armadilhas em 12 locais diferentes, com iscas de alimentos.

Para sua surpresa, os investigadores apanharam um sengi somali na primeira armadilha que prepararam. Esta espécie distingue-se dos outros parentes próximos por um pequeno tufo de pêlo na sua cauda.

“Foi incrível”, diz Steven Heritage, principal autor do estudo. “Quando abrimos a primeira armadilha e vimos o pequeno tufo de cabelo na ponta da cauda, apenas olhámos um para o outro e não podíamos acreditar. Uma série de investigações desde a década de 1970 não encontrou o sengi somali em Djibouti – foi um acaso que aconteceu tão rapidamente para nós. ”

A equipe viu 12 sengis no total, capturando as primeiras fotos e vídeos de sengis somalis vivos. No final da expedição, a equipa foi capaz de fazer uma avaliação do status da espécie – eles concluíram que os sengis somalis não parecem estar sob nenhuma ameaça em particular e são bastante abundantes em Djibuti, Somália e talvez até na Etiópia. Como tal, a equipa recomendou que a sua entrada na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN seja atualizada para “Menos Preocupação”.

“Normalmente, quando redescobrimos espécies perdidas, encontramos apenas um ou dois indivíduos e temos que agir rapidamente para tentar evitar a sua extinção iminente”, diz Robin Moore, líder do programa de Busca por Espécies Perdidas do GWC. “Esta é uma redescoberta bem-vinda e maravilhosa durante uma época de turbulência para o nosso planeta, e que nos enche de esperança renovada para as espécies de pequenos mamíferos restantes na nossa lista de mais procurados, como a toupeira dourada de DeWinton, um parente do sengi, e o cloudrunner da Ilha Ilin. ”



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES