Esponja abriga milhões de bactérias; veja como lavar louças de forma segura

A pesquisa ainda comprovou não haver redução da quantidade de bactérias entre escovas armazenadas em sacos plásticos e esponjas

lavar louças | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma pesquisa realizada por noruegueses revela que as esponjas de cozinha comuns, abrigam mais bactérias que as escovas de cozinha, tornando as escovas uma forma mais higiênica de lavar as louças.

Segundo os pesquisadores, foram analisadas esponjas de cozinha de 20 residências de moradores de Portugal e 25 escovas e 14 esponjas  de moradores da Noruega. As esponjas analisadas eram todas utilizadas para lavar louças e 19 das 20 esponjas de Portugal eram usadas cinco a seis vezes por semana ou mais. E dentre as escovas da Noruega analisadas, 32 das 35 eram utilizadas de cinco a seis vezes por semana ou mais.

Fique atento aos cuidados na hora de usar as esponjas para lavar louças. (Foto: Reprodução)

Os resultados das análises bacterianas não detectaram nenhuma bactéria patogênica -  bactérias que causam doenças -  em nenhuma das escovas ou esponjas analisadas, no entanto, bactérias não patogênicas foram identificadas em ambos, mas, a quantidade de bactérias encontradas nas escovas foram menores que das esponjas.

Leia Mais

A pesquisa ainda comprovou não haver redução da quantidade de bactérias entre escovas armazenadas em sacos plásticos e esponjas, sem interferência das condições de armazenamento.

Esponja deve ser trocada periodicamente. (Foto: Reprodução)

Vale ressaltar que os utensílios analisados pela pesquisa passavam por um processo semelhante de limpeza, eram enxaguados, lavados com água e sabão e colocados alvejando. Apesar desses esforços pela assepsia dos utensílios, nenhuma das práticas foram realmente efetivas de acordo com a pesquisa, sendo que a conclusão dos pesquisadores foi que colocar as escovas para secar entre o uso reduz significativamente o número de bactérias.

De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), ferver esponjas de cozinha ou aquecê-las no microondas reduz “alguma carga bacteriana”, no entanto, apenas esses métodos de limpeza são capazes de reduzir a quantidade de bactérias a níveis saudáveis. Sendo que o mais higiênico e recomendado por microbiologistas é realizar a troca regular das esponjas, preferencialmente entre 10 a 15 dias no máximo, apesar de o recomendado ser substituir os utensílios uma vez por semana.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES