Esponja: Você tem os cuidados necessários com seu uso?

Antes de guardar a esponja, é preciso higienizá-la

Antes de guardar a esponja, é preciso higienizá-la | reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Indispensáveis na hora de lavar a louça, e outras tarefas, as esponjas precisam de cuidados, tanto quanto os utensílios que serão lavados. Tempo de uso, utilidade, higienização e armazenamento são questões que precisam ser levadas em consideração para que o produto cumpra sua função de maneira efetiva e segura. O biomédico Roberto Figueiredo, mais conhecido do Dr. Bactéria vai explicar como cuidar do item da melhor maneira.

Antes de guardar a esponja, é preciso higienizá-la, tirando todo o resto de comida que possa ter ficado no item, espremê-la ao máximo para secar. "Além disso, no último uso do dia, o ideal é colocá-la em um recipiente com água fervente e deixá-la de molho por 5 minutos. Mas caso a esponja utiliza possua a tecnologia de íons de prata, que elimina 99,9% das bactérias, este processo é dispensável".

Para louças antiaderentes, cerâmicos e vidros, o profissional indica o uso de esponjas especificas para superfícies delicadas. Já para a remoção de sujeiras muito difíceis de tirar, o ideal é utilizar modelos com alta abrasividade. Para utensílios de alumínio, o recomendado são esponjas de inox. E peças muito delicadas, como taças, devem sempre ser lavadas com o lado amarelo da esponja. "Já existem, também, esponjas com íons de prata em sua composição, o que ajuda a eliminar 99,9% das bactérias presentes na louça. Também há modelos com diamantes sintéticos, que revelam o brilho natural dos utensílios, além de oferecer uma limpeza mais fácil", indica.

reprodução internet

"Por mais que a esponja seja corretamente higienizada após cada uso, é natural que restos de comidas se acumulem na superfície do produto. Outro fator que contribui para o surgimento de fungos e bactérias é que o item, muitas vezes, é guardando em locais que acumulam água, deixando-o mais suscetível a esse tipo de proliferação", afirma o profissional. Por isso, Dr. Bactéria enfatiza que o tempo de uso de uma esponja não pode ultrapassar 15 dias. "Mas esse tempo pode ser ainda menor, se a rotina de lavagem da louça ultrapassar 4 vezes, ou mais, em um único dia. Nestes casos, a troca precisará acontecer a cada semana", enfatiza.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES