Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Esponja: Você tem os cuidados necessários com seu uso?

Antes de guardar a esponja, é preciso higienizá-la

Compartilhe

Indispensáveis na hora de lavar a louça, e outras tarefas, as esponjas precisam de cuidados, tanto quanto os utensílios que serão lavados. Tempo de uso, utilidade, higienização e armazenamento são questões que precisam ser levadas em consideração para que o produto cumpra sua função de maneira efetiva e segura. O biomédico Roberto Figueiredo, mais conhecido do Dr. Bactéria vai explicar como cuidar do item da melhor maneira.

Antes de guardar a esponja, é preciso higienizá-la, tirando todo o resto de comida que possa ter ficado no item, espremê-la ao máximo para secar. "Além disso, no último uso do dia, o ideal é colocá-la em um recipiente com água fervente e deixá-la de molho por 5 minutos. Mas caso a esponja utiliza possua a tecnologia de íons de prata, que elimina 99,9% das bactérias, este processo é dispensável".

Para louças antiaderentes, cerâmicos e vidros, o profissional indica o uso de esponjas especificas para superfícies delicadas. Já para a remoção de sujeiras muito difíceis de tirar, o ideal é utilizar modelos com alta abrasividade. Para utensílios de alumínio, o recomendado são esponjas de inox. E peças muito delicadas, como taças, devem sempre ser lavadas com o lado amarelo da esponja. "Já existem, também, esponjas com íons de prata em sua composição, o que ajuda a eliminar 99,9% das bactérias presentes na louça. Também há modelos com diamantes sintéticos, que revelam o brilho natural dos utensílios, além de oferecer uma limpeza mais fácil", indica.


reprodução internet

"Por mais que a esponja seja corretamente higienizada após cada uso, é natural que restos de comidas se acumulem na superfície do produto. Outro fator que contribui para o surgimento de fungos e bactérias é que o item, muitas vezes, é guardando em locais que acumulam água, deixando-o mais suscetível a esse tipo de proliferação", afirma o profissional. Por isso, Dr. Bactéria enfatiza que o tempo de uso de uma esponja não pode ultrapassar 15 dias. "Mas esse tempo pode ser ainda menor, se a rotina de lavagem da louça ultrapassar 4 vezes, ou mais, em um único dia. Nestes casos, a troca precisará acontecer a cada semana", enfatiza.


Tópicos
Compartilhe
Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar