Esqueleto gigante é desenterrado por acaso em praia de São Paulo

Local de difícil acesso dificulta informações sobre o encontro do animal, mas especialista aponta semelhanças com baleia

Esqueleto gigante é desenterrado por acaso em praia de São Paulo | Arquivo pessoal/Marcelo Rodrigues
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O esqueleto de uma baleia foi encontrado na praia da Barra do Una em Peruíbe, litoral de São Paulo, neste fim de semana. A ossada tem aproximadamente quatro metros de comprimento e pode ser de uma espécie do tipo baleia-de-bryde enterrada na mesma região há 12 anos, segundo biólogo.

A praia onde o esqueleto foi encontrado fica a 24,7 quilômetros de distância do Centro da cidade. A carcaça foi avistada por moradores da região, que compartilharam as imagens nas redes sociais. Um deles, o pescador Marcelo Rodrigues, de 46 anos, contou que estava passeando pelo local quando viu o esqueleto na faixa de areia.

Foto: Arquivo pessoal/Marcelo Rodrigues 

"Passo por ali quase todos os dias, mas naquele dia me deparei com aquilo tudo. Corri para casa, que fica perto, para buscar o celular e tirar fotos", disse. Segundo o pescador, a estrutura óssea encontrada mede, aproximadamente, quatro metros de comprimento.

O biólogo marinho Douglas Rey dos Santos analisou as imagens do esqueleto e afirmou tratar-se, sem dúvidas, de uma baleia. "Apesar de parte da coluna estar enterrada, dá para perceber que são vértebras bem espessas do pedúnculo caudal de uma baleia", explica.

Baleia enterrada há 12 anos

O biólogo marinho Thiago Augusto do Nascimento, responsável pelo Aquário Municipal e também presidente do Instituto Ambiecco, informou que foi acionado e que a ossada trata-se de uma baleia. Ele levanta a hipótese da ossada tratar-se de uma baleia-de-bryde de 14 metros que encalhou, já morta, naquela região em 2009.

Baleia jubarte foi enterrada na mesma praia em novembro de 2009 — Foto: Arquivo/Lelo Fotógrafo 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES