Esta cobra 'sorridente' borrifa um cheiro podre diante do perigo

A cobra-nariz-de-porco finge estar morta para afastar predadores, ao mesmo tempo em que expele um odor repugnante

cobra | REPRODUÇÃO/FACEBOOK/BRAZOS BEND STATE PARK - TEXAS PARKS AND WILDLIFE
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A cobra com fama de sorridente nunca sorriu, da maneira como nós humanos entendemos um sorriso. Na realidade, a suposta simpatia resulta da soma entre focinho arrebitado e a primeira estratégia usada por ela diante de alguma ameaça, quando a pele abaixo da cabeça é achatada para fazê-la parecer mais perigosa — como uma naja, por exemplo. Aliás, o focinho pontudo, usado para escavar o solo, explica o nome popular do animal: cobra-nariz-de-porco.

Leia Mais

No entanto, conforme reportado pelo tabloide Daily Star, caso um predador em potencial não se intimide com o mimetismo descrito acima, a situação pode ficar extremamente malcheirosa.

Isso porque, a cobra em questão simula a própria morte (comportamento de defesa conhecida como tanatose), com direito a linguinha para fora e a borrifada de um odor repugnante, similar ao de um organismo em decomposição.

A cobra-nariz-de-porco finge estar morta e expele um cheiro podre para afastar predadores. (REPRODUÇÃO/FACEBOOK/BRAZOS BEND STATE PARK - TEXAS PARKS AND WILDLIFE)Um inibidor e tanto de apetite, capaz de fazer o bicho mais faminto optar por continuar com o estômago vazio.

Ainda assim, a cobra-nariz-de-porco costuma ser predada por aves de rapina, gambás e serpentes de outras espécies — desde que um certo cheiro de morte não seja acionado a tempo.

Pode ser encontrada em diversas regiões do leste dos EUA, tem em média entre 50 cm e 75 cm de comprimento e possui um veneno considerado suave — capaz de subjulgar os pequenos anfíbios dos quais se alimenta, mas inofensivo aos humanos e animais de maior porte.

Sendo assim, ao se deparar com alguma cobra "sorridente", mantenha distância. Ou fedeu!



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES