Esta espécie de cobra solta pum ao invés de veneno para se defender; vídeo

A Gyalopion canum é uma espécie pequena, com cerca de 30 centímetros de tamanho em média

cobra | Vitor Paiva
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Enquanto a maioria das serpentes se defendem com seus dentes afiadíssimos, sua mordida veloz e principalmente seus venenos intoxicantes, a pequena cobra da espécie Gyalopion canum possui somente uma inusitada e um tanto cômica arma para se proteger: um barulho de pum .

 Conhecida popularmente, em tradução livre, como nariz-de-gancho-ocidental, a cobra é endêmica nos desertos dos EUA e do México, mas, chegando apenas a cerca de 36 centímetros de comprimento e sem possuir especial força, mordida ou peçonha, ela utiliza um som muito similar ao dos gases e flatulências humanas para confundir seus possíveis predadores e, assim, conseguir escapar de um ataque.

A Gyalopion canum é uma espécie pequena, mantendo pouco mais de 30 centímentros de tamanho em média. (Foto: Vitor Paiva)

Leia Mais

A Gyalopion canum é uma espécie pequena, com cerca de 30 centímetros de tamanho em média.

A defesa da nariz-de-gancho-ocidental é um curto e repetido ruído que a espécie produz através de sua cloaca, cavidade pelo qual se abre o aparelho genital e urinário do animal. 

De acordo com o biólogo e morfologista Bruce Young, da Faculdade Lafayette, no estado da Pensilvânia, nos EUA, o som é emitido somente quando a serpente se sente ameaçada, utilizando dois grupos de músculos para isolar e comprimir o ar e então contraindo o esfíncter da cloaca e expelir o som: é, portanto, essencialmente um pum de cobra .

O formato de seu nariz batiza a espécie, típica dos desertos dos EUA e México (Foto: Vitor Paiva)

O formato de seu nariz batiza a espécie, típica dos desertos dos EUA e México.

O barulho de pum é usado como defesa para confundir predadores e permitir a fuga.

O barulho de pum é usado como defesa para confundir predadores. (Foto: Vitor Paiva)

Segundo Young, o esforço que a Gyalopion canum utiliza para emitir o “pum” é tão grande que, de acordo com experimento realizado em laboratório, elas são capazes de dar uma espécie de salto. 

“As cobras nariz-de-gancho-ocidental colocam tanta energia para produzir esse barulho que em alguns casos chegam a sair do chão”, afirmou o morfologista, que é especialista em sons produzidos por cobras, como o sibilar da língua o tilintar do “chocalho” que a cascavel traz na ponta de sua cauda

A função do guizo, aliás, é a semelhante a do “pum” da nariz-de-gancho-ocidental mas, apesar de também utilizar o ruído para afugentar ameaças, a cascavel é uma cobra venenosa , perigosa e grande.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES