Estalar os dedos faz mal à saúde?

Os estalos que escutamos são a liberação de gases

Estalar os dedos faz mal à saúde? | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Será que estalar os dedos pode trazer algum mal para a saúde? Cientistas da UC Davis Medicais Centers, Estados Unidos, conseguiram encontrar a resposta.

Primeiro precisamos entender que as juntas são os locais onde dois ossos se encontram, embalados por uma espécie de cápsula articular, que é preenchida com um líquido, chamado fluído sinovial. Quando praticamos o ator de estalar os dedos, esse espaço entre os ossos se expande.

O líquido que fica nas articulações, se torna insuficiente para preencher a lacuna, fazendo com que a pressão dos gases que estão dissolvidos no fluido sinovial, aumentem seu volume, consequentemente, aumentem a mobilidade das articulações.

Os estalos que escutamos são a liberação desses gases. Isso é o que faz com que as juntas aumentem entre 15% a 20% seu volume. Esses gases contêm aproximadamente 80% de dióxido de carbono. E você só conseguirá estalar novamente quando esses gases voltarem para seu devido lugar.

Após uma pesquisa com 40 voluntários ficou provado que a prática é uma ótima maneira de prevenir doenças articulares. Ficou provado também que pessoas que tem esse hábito, não possuem as juntas mais grossas, inchaços, nem sofrem de artrite.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES