Entenda o perigo: Homem de 28 anos tem AVC após estalar o pescoço

De acordo com entrevista ao jornal Whasington Post, ele acredita que, inadvertidamente, colocou uma pouco a mais de força nas mãos e ouviu um estalido diferente no momento da manobra (uma espécie de “ploc”).

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um morador de Oklahoma, nos Estados Unidos, teve um AVC (acidente vascular cerebral) depois de estalar o pescoço. O homem de 28 anos foi identificado como Josh Hader, que estava sentindo desconforto na região cervical há algumas semanas e pensou que dar umas estaladas de leve poderia ajudar. As informações são do MegaCurioso.

De acordo com entrevista ao jornal Whasington Post, ele acredita que, inadvertidamente, colocou uma pouco a mais de força nas mãos e ouviu um estalido diferente no momento da manobra (uma espécie de "ploc"). 

Reprodução/Internet

Foi então que começou a sentir que seu lado esquerdo estava dormente e ele sequer conseguia andar direito. Menos de uma hora depois, Josh dava entrada na emergência do hospital com um Acidente Vascular Cerebral Grave, segundo a classificação dos médicos, que poderia tê-lo levado a morte caso não fosse socorrido a tempo.

Estalo perigoso

O que aconteceu, afinal? A manobra brusca do estalo provocou ruptura em uma das principais artérias do pescoço de Hader, condição conhecida como dissecção de artéria cervical. Esse tipo de lesão tende a aumentar o risco de acidente vascular cerebral, de acordo com a Clevaland Cinic. O derrame pode ocorrer se, no rompimento da artéria, um coágulo de sangue se fomar no local da ruptura bloqueando o fluxo sanguíneo para o cérebro, afinal, tudo está interligado.

Reprodução

Melhor evitar

Embora sofrer um AVC após estalar o pescoço na tentativa de "relaxar" seja algo raro, pode acontecer. Em março deste ano, uma mulher no Reino Unido passou por uma situação bem parecida com a de Hader e também ficou parcialmente paralisada. 

Segundo o especialista Dr. Robert Glatter, médico que atua na emergência do Lenox Hill Hospital de Nova Iorque, não existe um jeito 100% seguro de estalar o pescoço: "é melhor simplesmente evitar fazê-lo para prevenir potenciais complicações".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES