Estamos ficando mais burros? Estudo explica o por quê

Dois estudos recentes concluíram que o desenvolvimento cognitivo está em declínio.

QI caiu nos últimos anos | Banco de Imagens
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pela primeira vez na história, estudos mostraram um declínio nos índices de Quociente de Inteligência (QI) da população mundial desde que o teste foi criado em 1904. Será que estamos ficando mais burros?

Dois estudos recentes, feitos pela Brown University e pela Columbia University, concluíram que o desenvolvimento cognitivo está em declínio. De acordo com as pesquisas, bebês nascidos durante a pandemia perderam 22 pontos de QI, o equivalente a sete décadas de ganhos até aqui.

QI reduziu nos últimos anos, apontam estudos | FOTO: Reprodução/Banco de Imagens

Os números mostram que as perdas são ainda mais agravantes para crianças de nível socioeconômico mais baixo. Para medir o resultado, os pesquisadores pontuaram o desenvolvimento cognitivo e motor de 700 crianças com idades entre 3 meses e 3 anos, com base em parâmetros de desenvolvimento apropriados. Esses números, então, foram convertidos em pontuações de QI.

O que teria provocado a queda do QI?

Antes mesmo da pandemia ter início, pesquisadores já imaginavam que o QI global poderia estar caindo. Porém, a magnitude da queda nesse atual momento é completamente sem precedentes. Por mais que os cientistas ainda não tenham conseguido cravar o exato motivo pela queda do QI médio, algumas hipóteses passaram a ser ventiladas.

  1. A primeira delas seria o estresse dos pais, uma vez que as dificuldades econômicas e de saúde da covid-19 fizeram com que as mães dos últimos anos presenciassem maior estresse durante a gravidez, provavelmente impactando negativamente os fetos e os cérebros de recém-nascidos.
  2. Além disso, o fato de os humanos estarem mais online e terem passado mais tempo em isolamento social pode ter implicações negativas diretas no desenvolvimento infantil. 
  3. Para alguns pesquisadores, o uso de máscaras faciais faz com que as pessoas se tornem mais inexpressivas, o que deixaria os bebês mais agitados — esse ponto, no entanto, é altamente questionado.

Embora existam críticas dentro da comunidade científica de que o QI não avalia completamente o intelecto humano — inclusive pelo próprio criador do teste — essa segue sendo a medida de inteligência mais utilizada no mundo. 

Os cientistas ressaltam, entretanto, que o QI não é uma medida fixa e pode voltar a aumentar ao longo da vida. Logo, talvez seja necessário um período de adaptação a esse novo momento que estamos vivendo para que os nossos jovens voltem a e apresentar bons resultados. 

Com informações do Megacurioso



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES