Estaria o Planeta Terra próximo de uma catástrofe global?

Tendência é que haverá mais desastres naturais, erosão do solo e aumento do nível do mar

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As causas dessa concentração seriam tanto o aumento das emissões antropogênicas como a redução da eficácia da absorção de dióxido de carbono pelos ecossistemas. O resultado das projeções é relatado no portal Phys.org.

Segundo os pesquisadores, o monitoramento atmosférico realizado no Observatório Mauna Loa, no Havaí, mostrou que desde 1958 a concentração de dióxido de carbono na atmosfera aumentou em 30%. O acúmulo é causado pelas emissões da queima de combustíveis fósseis, desmatamento e produção de cimento.

Grande parte do gás de efeito estufa é capturada por sumidouros naturais de carbono, incluindo as plantas, sem as quais o aumento da concentração de dióxido de carbono seria ainda maior. Conforme a previsão, a absorção será menos eficaz em 2019, o que levará a um aumento recorde no conteúdo de dióxido de carbono na atmosfera da Terra.

As flutuações anuais da temperatura da água no oceano Pacífico é um fator determinante nesses processos. Durante os anos quentes, muitas regiões da Terra se tornam secas e a falta de umidade afeta a capacidade das plantas para absorverem carbono da atmosfera.

Em 2018, o oceano Pacífico era mais frio. Em 2019, o aquecimento aumentará o teor de dióxido de carbono em cerca de 2,75 partes por milhão (ppm). Assim, a concentração média será de 411,3 ppm com um máximo de 414,7 ppm. Todos os anos a concentração total de dióxido de carbono está aumentando.

Quanto maior o teor de dióxido de carbono no sistema atmosfera-oceano, tanto maior é o aumento na temperatura média da Terra.

Devido ao crescente acréscimo na quantidade de energia térmica na atmosfera da Terra, até 2100 a tendência é que haverá mais e mais intensos desastres naturais, erosão do solo, aumento do nível do mar e perdas significativas de produtos agrícolas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES