Estrada alemã tem cabos que carregam caminhões elétricos em movimento

Ao todo, 14 milhões de euros foram investidos no projeto, que está em fase de testes até 2022

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Alemanha está testando uma estrada diferente: ao olhar para cima, o motorista se depara com uma série de equipamentos que não têm qualquer serventia para veículos comuns. Os cabos servem para carregar caminhões elétricos enquanto eles estão em movimento — e são uma aposta do governo para reduzir emissões de carbono.

A tecnologia é chamada de eHighway e envolve veículos especiais com hastes condutoras no topo para receber a eletricidade; para isso, precisa estar a menos de 90 km/h. O trecho especial da estrada fica próximo a Frankfurt, tem 9,6 km e foi inspirado nas linhas de trens elétricos. Durante o trajeto nesse setor, o caminhão consegue rodar apenas usando eletricidade. Quando a via termina, ele precisa voltar para o motor híbrido, mas já com a bateria recarregada.

(Fonte: Siemens/Reprodução)

O vídeo abaixo explica o funcionamento do projeto e uma de suas possibilidades: conectar polos industriais e portos, economizando ao máximo as fontes alternativas de combustível. Segundo a empresa, até 20 mil euros em combustível podem ser economizados a cada 100 mil km percorridos.

Ao todo, 14 milhões de euros foram investidos no projeto, que está em fase de testes até 2022, e mais 70 milhões no desenvolvimento do caminhão com o equipamento de recarga. Se aprovada, a estrada deverá ser ampliada para mais pontos do país.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES