Estresse pode diminuir as chances da mulher engravidar

O estresse está intimamente relacionado às taxas hormonais que afetam diretamente as funções do ovário e podem diminuir as chances das mulheres engravidarem

| Shutterstock
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O estresse pode se refletir em cansaço, tontura, alergias, gastrite e até mesmo dificuldade para dormir, mas o que os especialistas em medicina reprodutiva alertam é como o estresse está intimamente relacionado às taxas hormonais que afetam diretamente as funções do ovário e podem diminuir as chances das mulheres engravidarem, tudo isso porque essa resposta emocional está ligada à produção de hormônios, afetando diretamente as funções do corpo.

A especialista em medicina reprodutiva , Lilian Sério, explica que uma pessoa sob constante estresse, por exemplo, pode ser afetada por várias reações neuroquímicas que bloqueiam o corpo contra influências externas que viriam a prejudicar o organismo. “O estresse interfere na liberação do hormônio luteinizante (LH), considerado gatilho para a ovulação. É o pico de LH que desencadeia a ovulação. Se esse hormônio está bloqueado, a ovulação não se dá, e, sem ovular, também não tem gravidez”, disse.

A médica também fala que o estresse pode prejudicar a gravidez in vitro. “A falta do hormônio luteinizante também é problemática porque altera a capacidade de o útero perceber a fertilização como uma coisa boa, o que faz com que seja mais difícil de manter. Em todos os casos, é ideal que a gravida ou a mulher que esteja tentando engravidar busque o auxílio de uma equipe multidisciplinar para entender a causa das irregularidades no organismo e no psicológico, a fim de que o sonho de ser mãe seja concretizado”, disse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES