Estrutura de mármore misteriosa é desenterrada na Turquia

O grande artefato intrigou os arqueólogos, que ainda não identificaram a origem ou função da peça

Mármore | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em uma escavação no distrito de Kadıköy, em Istambul, Turquia, arqueólogos encontraram uma estrutura misteriosa feita de mármore. A expedição teve início em 2018 na estação ferroviária histórica de Haydarpaşa, desde então, artefatos valiosos e sepulturas coletivas também já foram desenterradas. As informações foram divulgadas pelo jornal Daily Sabah.

No local não foi identificada nenhuma inscrição que possa dar alguma pista sobre a função de tal estrutura. Todavia, os arqueólogos acreditam que ela tenha sido parte de algo sagrado. Isso, pois, além de ser grande, apresenta um formato de abóbada, muito comum em igrejas antigas da região.

Estrutura de mármore (Foto: divulgação)

Mesmo analisando o passado de Kadıköy, os especialistas encontram dificuldade em resolver o enigma. O distrito foi habitado por diferentes civilizações ao longo dos séculos, o que resultou em objetos pertencentes a diferentes culturas e eras. O local é rico de evidências, até hoje já foram desenterradas quase 20 mil moedas só nas proximidades.

Uma das teses possíveis é que a estrutura tenha pertencido a uma igreja bizantina. Ruínas de uma edificação e pedaços de mosaicos de 1.500 anos já foram localizados em escavações passadas. O próximo passo é executar mais análises e tentar colocar um fim nesta incógnita.

Descobertas arqueológicas milenares sempre impressionam, pois, além de revelar objetos inestimáveis, elas também, de certa forma, nos ensinam sobre como tal sociedade estudada se desenvolveu e se consolidou ao longo da história.

Sem dúvida nenhuma, uma das que mais chamam a atenção ainda hoje é a dos egípcios antigos. Permeados por crendices em supostas maldições e pela completa admiração em grandes figuras como Cleópatra e Tutancâmon, o Egito gera curiosidade por ser berço de uma das civilizações que foram uma das bases da história humana e, principalmente, pelos diversos achados de pesquisadores e arqueólogos nas últimas décadas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES