Estúdio promete manter tatuagens dos clientes mesmo após a morte

Técnica visa preservar tatuagens como obras de arte. “As pessoas têm animais empalhados, por que não pele”, disse tatuador.

"Tatuar é a forma popular de arte", disse Van der Helm | G1
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Quando a mãe de Floris Hirschfeld morreu, há dois anos, ele mandou tatuar o retrato dela nas costas. Ele espera que um dia a imagem, com pele e tudo, adorne a parede de algum colecionador de arte.

Parece alguma história macabra, mas em breve ela poderá se tornar realidade com a ajuda de um holandês que montou uma empresa que preserva tatuagens dos mortos.

"Todos passam a vida em busca da imortalidade, e este é um jeito simples de conseguir um pedaço dela", disse Peter van der Helm, o tatuador que teve a ideia. "Todo mundo que tem tatuagem tem essa ideia. Não é uma ideia nova, só achamos um jeito de realmente fazer."

Hirschfeld e cerca de 30 outros clientes do ateliê de tatuagem "Walls and Skin", escondido em uma casa à beira de um canal na região de Kalkmarkt, já destinaram em testamento a sua pele para o empreendimento, em troca de algumas centenas de euros.

Quando essas pessoas morrerem, um patologista holandês retirará a tatuagem e a congelará ou preservará em formol, idealmente num prazo de 48 horas. Então o material será remetido para um laboratório no exterior, onde um procedimento de 12 semanas extrairá a água da pele e a substituirá por silicone.

Hirschfeld, que não tem irmãos nem filhos, não sabe ainda quem herdará sua tatuagem, mas sabe que a deseja preservar.

"As pessoas têm animais empalhados nas suas casas, então por que não pele?", disse Hirschfeld, que tem o corpo todo tatuado do pescoço para baixo. "Se você olhar algumas velhas lojas de tatuagens, sempre há um jarro com uma água especial e um pedaço de pele dentro, e não parece terrível. Desse jeito parece muito melhor, então se eu posso preservar assim, aí sim, por favor!"

Van der Helm disse que seu objetivo é acima de tudo preservar as melhores obras de tatuadores habilidosos. "Vincent van Gogh era um homem pobre ao morrer. Você e eu não podemos comprar um Van Gogh", disse ele. "Tatuar é a forma popular de arte."



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES