Estudo afirma que comer insetos pode ajudar a evitar o câncer

A alimentação sempre foi apontada como uma das formas de prevenir câncer

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A alimentação sempre foi apontada como uma das formas de prevenir câncer. Agora, contudo, cientistas descobriram uma forma um tanto diferente de evitar a doença: comer insetos.

Ok, nós sabemos que não se trata de um ingrediente clássico, que costumamos ver em saladas ou                   smoothies , mas acredite, isso pode realmente ser benéfico para a saúde.

De acordo com uma pesquisa publicada na revista Frontiers in Nutrition, estudiosos da University of Rome (Itália) concluíram que alguns tipos de insetos , como formigas, larvas e gafanhotos, têm mais antioxidantes do que o suco de laranja. Sendo assim, reduzem o desenvolvimento de radicais livres potencialmente perigosos no corpo, protegendo contra danos no DNA.

Como insetos podem prevenir câncer? 

Os cientistas estudaram vários insetos mortos, incluindo formigas, gafanhotos e grilos. Eles, então, testaram o pó para descobrir quantos antioxidantes – compostos como as vitaminas A, C e E e beta-caroteno – estavam neles. Apenas as partes solúveis dos insetos foram usadas – suas asas e ferrões foram retirados primeiro. 

Os testes revelaram as larvas, lagartas africanas e cigarras gigantes tinham o dobro de antioxidantes que o azeite de oliva. Já o grilo e gafanhoto tinham cinco vezes mais antioxidantes que o suco de laranja.

 “Os insetos comestíveis são uma excelente fonte de proteína, ácidos graxos poliinsaturados, minerais, vitaminas e fibras”, disse o cientista Mauro Serafini, de acordo com o Daily Mail. “No futuro, poderemos também adaptar os regimes alimentares para a criação de insetos, a fim de aumentar seu conteúdo antioxidante para consumo animal ou humano.” 

De acordo com Serafini, quase um quarto das pessoas no mundo já comem insetos . “O resto de nós precisará de um pouco mais de incentivo”, brincou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES