Estudo diz que baleias brancas passam pela menopausa e choca

Estudiosos usaram dados de baleias mortas de 16 espécies.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pesquisadores da Universidade de Exeter, da Universidade de York e do Centro Americano de Pesquisas de Baleias descobriram que, assim como humanos, baleias branca e narval passam pela menopausa. Segundo os estudiosos, essa é uma condição extremamente rara no reino animal e ajuda a reduzir a competição por alimentos dentro do grupo desses mamíferos. As informações são do Daily Mail.

A maioria das espécies na natureza continua se reproduzindo até morrer, mas a descoberta mais recente revelou que um total de cinco espécies são conhecidas por pararem de procriar durante a vida. Juntamente aos humanos, orcas e baleias-piloto-de-aleta-curta eram as outras espécies previamente associadas à menopausa.

A equipe responsável pela descoberta diz que entender como as baleias evoluíram pode facilitar o entendimento de por que os ancestrais humanos desenvolveram essa característica.

Para solucionar esse enigma, os estudiosos usaram dados de baleias mortas de 16 espécies e encontraram ovários dormentes em fêmeas mais velhas de narval e branca. Com a análise, foi identificado que tais espécies fazem as  fêmeas viverem entre parentes mais próximos à medida que envelhecem.

Na pesquisa, a equipe indicou que é possível que a menopausa tenha evoluído de forma independente em três espécies de baleias-dentadas, com branca e narval, que provavelmente compartilharam um ancestral comum.

Sam Ellis, pesquisador da Universidade de Exeter e autor do estudo, destacou que, para que a condição de declínio  hormonal  faça sentido em termos evolutivos, uma espécie "precisa" de uma razão para não reproduzir mais e de um motivo para viver depois da "decisão".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES