Estudo mostra que é possível encontrar microplásticos no corpo humano

Avanço é importante porque cada indivíduo consome o equivalente a um cartão de crédito por semana através de comida e ar, e substância é prejudicial à saúde

Microplástico | eCycle
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

eCycle

Os chamados microplásticos, graves poluentes do oceano e da vida marinha, já podem ser identificadas em órgãos humanos. Com uma nova técnica desenvolvida por cientistas da Universidade Estadual do Arizona, nos Estados Unidos, é possível saber quando existe a presença de plásticos no corpo humano.

Já se sabe que os humanos ingerem o equivalente a um cartão de crédito por semana através de microplásticos presentes na comida ou no ar, de acordo com estudo da WWF Internacional. Mas como isso chega até nós?

Aproximadamente 5% de todo o plástico produzido no mundo acaba nos mares e oceanos na forma de resíduos, ali, se deteriora devagar e se transforma em microplástico, que são partículas microscópicas de até 5 milímetros. Essas partículas acabam sendo ingeridas por peixes, moluscos e demais animais marinhos, entrando na cadeia alimentar até chegar no consumidor final: humanos.

Ainda são necessários mais estudos para precisar o efeito negativo dessas substâncias no organismo dos seres humanos, mas os cientistas alertam para o que já se sabe com base nos estudos em animais: é possível causar obstruções no sistema digestivo se as partículas se unirem, além de liberar substâncias tóxicas se sofrerem ação das enzimas digestivas, por exemplo. Existem vários tipos de plástico, e já se sabe que alguns causam doenças, alterações hormonais e até tumores.

Uma solução para esse problema é o descarte correto dos micropoluentes. Para atender essa demanda, Zarvos criou a Oceano Resíduos. A ideia é que as pessoas possam ter em casa uma coleta inteligente que faça a correta destinação dos resíduos domésticos.

"Queremos que as pessoas, cada vez mais, entendam a importância do descarte responsável. Com pequenas atitudes como essa, podemos proteger o meio ambiente e cuidar do nosso futuro", finaliza Rafael.

Sobre a Oceano: A Oceano é uma empresa de gestão de resíduos e coleta inteligente, responsável pela correta destinação do lixo produzido no nosso dia a dia. Nossa gestão é focada, principalmente nos chamados micropoluentes, substâncias de uso comum em nosso dia a dia que constituem uma ameaça emergente à qualidade de águas, rios, lagos, reservatórios, mares e oceanos, uma vez que inexiste tecnologia para remoção destas substâncias provenientes de esgotos sanitários e hospitais, com coleta domiciliar e planos adequados para cada necessidade.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES