Estudo rebate teoria que consumo moderado de álcool é bom para a saúde

De acordo com a pesquisa, o efeito é exatamente inverso: a ingestão de álcool 'aumenta diretamente' a pressão sanguínea e o risco de derrame

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um estudo publicado na revista científica 'The Lancet' contesta a teoria de que o consumo moderado de álcool "protege"  as pessoas contra acidentes vasculares cerebrais (AVC). De acordo com a pesquisa, o efeito é exatamente inverso: a ingestão de álcool "aumenta diretamente" a pressão sanguínea e o risco de derrame.

A investigação, desenvolvida por especialistas da Universidade britânica de Oxford, da Universidade de Pequim e da Academia Chinesa de Ciências Médicas, acompanhou durante cerca de 10 anos, através de registros hospitalares e de mortalidade, 512.715 pessoas da Ásia Oriental, dos quais 210.205 eram homens e 302.510 mulheres.

Após observação dos dados coletados, os cientistas apresentaram "novas provas" que "contestam" a hipótese de que beber moderadamente pode proteger contra o risco de AVC.

"Nas populações da Ásia Oriental existem variantes genéticas comuns que reduzem a tolerância ao álcool, uma vez que causam uma reação extremamente desagradável após o seu consumo. Embora as variantes genéticas reduzam a quantidade de pessoas que bebem, elas não estão relacionadas com outros fatores, como o estilo de vida ou o tabagismo, portanto, podem ser usadas para estudar os efeitos causais da ingestão de álcool", esclarece a revista científica em comunicado.

Segundo Iona Millwood, principal autora do estudo e investigadora da Unidade de Pesquisa de Saúde Populacional da Universidade de Oxford, citada no documento, "usar a genética é um novo método de avaliar os efeitos do álcool sobre a saúde e descobrir se a bebida moderada é realmente protetora ou prejudicial".

Em 161.498 dos mais de 500 mil participantes, os investigadores mediram as duas variantes genéticas, a ALDH2-rs 671 (variante que retarda a quebra de etanal, produto da metabolização do etanol no organismo e a substância responsável pela ressaca) e ADH1Brs1229984 (variante que acelera a conversão de álcool (etanol) para etanal), e concluíram que as variantes "diminuíram a ingestão de álcool" assim como "diminuíram a pressão arterial e o risco de derrame".

"Os investigadores concluíram que o álcool aumenta o risco de acontecer um derrame em cerca de um terço (35%) por cada quatro doses adicionais por dia (280 gramas de álcool por semana), sem efeitos protetores associados a ingestão leve ou moderada", aponta o comunicado.

Também citado no texto, Zhengming Chen do departamento de saúde da população de Nuffield, da Universidade de Oxford, adianta não existirem "efeitos protetores contra o derrame da ingestão moderada". Ainda segundo ele, "as descobertas foram menos claras para o ataque cardíaco" e, por isso, a equipe de investigadores está planejando recolher mais evidências.

O comunicado acrescenta que cerca de dez mil dos homens que foram acompanhados no decorrer da investigação "tiveram um derrame" e que dois mil "tiveram um ataque cardíaco", ao contrário das mulheres.

"Na China, são poucas as mulheres que bebem álcool (menos de 2% das mulheres do estudo bebiam na maioria das semanas, e, quando bebiam consumiam menos que os homens), e as variantes genéticas que causam intolerância ao álcool tiveram pouco efeito sobre a pressão arterial ou o risco de derrame", salienta o estudo, acrescentando que este fato "ajuda a confirmar que os efeitos dessas variantes genéticas no risco de AVC em homens foram causados pelo consumo de álcool e não por outro mecanismo".

A pesquisa estima ainda que, entre os homens chineses, o álcool é a causa de 8% dos coágulos no cérebro, assim como de 16% das hemorragias no cérebro.

Liming Li, da Universidade de Pequim, concluiu que, sendo o AVC "uma das principais causas de morte e incapacidade", o presente estudo deverá servir para "ajudar a informar as escolhas das pessoas e as estratégias de saúde pública".

Também Tai-Hing Lam e Au Yeung, da Universidade de Hong Kong, salientam, num comentário vinculado ao artigo, que à semelhança da Convenção Quadro da Organização Mundial de Saúde para o Controle de Tabaco deve ser criada uma convenção "para o controle do álcool", uma vez que a indústria está prosperando e que "deve ser regulamentada", tal como a indústria do tabaco.

O estudo foi financiado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia da China, Kadoorie Charitable Foundation, de Hong Kong, Fundação Nacional de Ciência Natural da China, Fundação Britânica do Coração, Cancer Research UK, pela farmacêutica GlaxoSmithKline, Conselho de Pesquisa Médica e Wellcome Trust do Reino Unido. Com informações da Lusa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES