Estudo revela que cigarros eletrônicos também causam câncer

O grande problema desse produto parece estar em seu conceito

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O cigarro eletrônico, cada vez mais popular, traz grandes riscos à saúde. O grande problema desse produto parece estar em seu conceito que não condiz com a realidade: fumar cigarros eletrônicos não é uma atitude mais segura nem é uma opção saudável do tabagismo, como muitos costumam pensar – e é aí que mora o perigo.

Por não terem o cheiro tão forte quanto o cigarro normal, os cigarros eletrônicos acabam sendo escolhidos por quem quer dar umas baforadas, mas não quer ficar com a típica catinga do cigarro comum. Pelo fato de que a fumaça é diferente e também pelo uso de essências, acabamos entendendo que esse produto é inofensivo.

A verdade é que um estudo recente sobre o tema revelou que o cigarro eletrônico também causa mutações no DNA e, por consequência, favorece o desenvolvimento de alguns tipos de câncer.

Para chegarem a essa conclusão, cientistas trabalharam com células humanas da bexiga e também do pulmão. Esse material ficou em contato com o vapor dos cigarros eletrônicos e, com o passar do tempo, as células sofreram mutações e se tornaram cancerosas. Ratos de laboratório também foram expostos ao vapor do produto, e o DNA dos animais também foi danificado.

Fica o alerta

A pesquisa teve seus resultados liberados pouco tempo depois de a proposta da Phillip Morris, que falou sobre vender cigarros eletrônicos como sendo uma opção saudável de tabagismo, ser rejeitada por órgãos de saúde do Reino Unido.

É preciso deixar claro que, assim como o cigarro comum, a versão eletrônica também contém nicotina – o problema, nesse caso, é que a pessoa acaba respirando solventes orgânicos de nicotina. Ainda que isso tenha servido de argumento para a ideia de que a versão eletrônica do cigarro é inofensiva, a verdade é que não há como dizer que as pessoas que fumam o cigarro eletrônico estão livres do câncer e de outras doenças provocadas pelo tabagismo.

Esses testes realizados com as células humanas da bexiga e do pulmão revelaram que quem fuma cigarro eletrônico tem mais riscos, em relação a não fumantes, de desenvolver câncer de bexiga, de pulmão e doenças cardíacas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES