Estudo revela que poluição mata 9 milhões de pessoas por ano no mundo

A baixa qualidade do ar, consumo de água suja e poluição química tóxica provocaram mais mortes do que acidentes no trânsito, abuso de álcool e drogas e o HIV.

poluição | Unsplash-Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um dado preocupante revela que a poluição foi responsável por uma em cada seis mortes em todo o mundo em 2019. O número faz parte de estudo divulgado na revista científica norte-americana The Lancet recentemente. De acordo com o relatório, baixa qualidade do ar, consumo de água suja e poluição química tóxica provocaram mais mortes do que acidentes no trânsito, abuso de álcool e drogas e o HIV.

Ainda segundo a pesquisa, o número representa 9 milhões de pessoas a cada ano, ou seja, mais de 90% das mortes ocorrem em países de renda baixa ou média. O levantamento mostra que o ranking de óbitos prematuros causados pela poluição é liderado pela Índia, com 2,3 milhões por ano, sendo que a China vem logo após, também acima dos 2 milhões.

Os dados são do ano de 2019 e foram retirados da Carga Global de Doenças, Lesões e Fatores de Risco, os mesmos desde 2015. O que preocupa os idealizadores do estudo é justamente a falta de avanço significativo no combate à contaminação do ar, do solo e da água.

(Foto: Unsplash-Divulgação)

Leia Mais

A pesquisa revela, ainda, que os óbitos por poluição aumentaram 66% desde 2000. O crescimento é resultante, principalmente, da queima de combustíveis fósseis, como o petróleo.

No levantamento apresentando, 75% das 9 milhões de mortes estão relacionadas à poluição do ar. Óbitos por produtos químicos tóxicos somaram 1,8 milhão. Enquanto isso, a água poluída está associada a 1,4 milhão de mortos.

Conforme explica o principal autor do estudo, Philip Landrigan, do Boston College (EUA), “prevenir  poluição também pode retardar as mudanças climáticas e nosso relatório pede uma transição massiva e rápida de todos os combustíveis fósseis para energia limpa e renovável”.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES