Estudos apontam que tudo que você sabe sobre nutrição está errado

Bem, a ciência contou algumas mentiras ao longo dos anos

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pizza é saudável. Pelo menos foi o que me disseram no jardim de infância. Afinal de contas, tem todos os principais grupos de alimentos, que (na época) incluíam uma grande e antiga base de piramide. Eu (e as outras crianças de seis anos, imagino) levei esse conselho nutricional ao coração até a idade adulta. Ser um adulto significa que você pode ter pizza sempre que quiser.

Antes de você zombar de minhas escolhas nutricionais mal-informadas, você provavelmente deve reconhecer que tem uma quantidade razoável de informações errôneas sobre comida que envolve sua própria cabeça. Você compra queijo com pouca gordura e leite desnatado, conta calorias, toma suco  - tudo porque você acha que a  ciência  diz que deveria?

Bem, a  ciência  contou algumas mentiras ao longo dos anos.

Se a ciência que envolve a nutrição e a dieta parece, bem, confusa e terrível, é porque geralmente é. Pense nisso. Um dia, a gordura saturada é ruim, então está tudo bem ? Gordura já foi o diabo, mas agora o açúcar é? O vinho cura e previne o câncer ?

Nas últimas semanas, a ciência que apóia muitas das nossas idéias sobre o que constitui uma dieta saudável foi criticada e desmoronou. A pesquisa nutricional está repleta de metodologia fraca, erro humano e os preconceitos dos cientistas por trás deles. Por exemplo, um grande estudo que se propôs a ver se o consumo de álcool vinha com benefícios para a saúde foi cancelado depois de aceitar dezenas de milhões de dólares da indústria do álcool e sugerir resultados favoráveis.

Sim, artigos sobre cada estudo incremental são parte do problema. Mas o problema é muito mais profundo  - as  conclusões dos próprios estudos são contraditórias.

As diretrizes mais recentes da Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA) consideram os ovos  muito ricos em colesterol e gordura para serem considerados saudáveis, apesar de as agências governamentais ainda os listarem como componentes de um café da manhã saudável. Havia um punhado de estudos destinados a determinar se havia alguma distinção entre Calorias "boas" ou "ruins", mas elas se tornaram irrelevantes quando os pesquisadores falharam em incluir um grupo de controle e permitiram que pessoas que queriam certos resultados pesassem, de acordo com WIRED . Agora não podemos dizer com certeza se dez calorias de chocolate são inerentemente melhores ou piores que dez calorias de brócolis.

E no início deste mês, o estudo fundamental que ligou a dieta mediterrânea para reduzir as taxas de doenças cardíacas foi retraído, de acordo com o The New York Times . Embora o estudo, intitulado “Prevenção Primária de Doenças Cardiovasculares com uma Dieta Mediterrânica” ou PREDIMED, tenha sido corrigido após sua publicação inicial, seus autores argumentam que ainda podem fazer as mesmas alegações de saúde que antes. Alguns críticos, no entanto, permanecem não convencidos.

Tudo isso levanta a questão: por que é tão difícil determinar cientificamente se uma determinada dieta ou comida é realmente boa para as pessoas? Estamos condenados a suportar a mesma confusa confusão de experiências que nos dizem que o café é saudável um dia, mas causa câncer no outro?

“Tudo isso levanta a questão: por que é tão difícildeterminar cientificamente se uma determinada dieta ou comida é realmente boa para as pessoas?” Se quisermos fazer melhor, precisamos descobrir uma maneira melhor de controlar todos os pequenos detalhes irrelevantes que podem prejudicar os estudos nutricionais.

“A pesquisa nutricional é uma tarefa difícil, dadas todas as variáveis externas que precisam ser controladas, portanto é importante levar em conta ou controlar o máximo possível dessas variáveis, ou seja, qualquer coisa que afete nossa dieta, sono, situação de vida, tempo de vida. o ano, os níveis de atividade, a história médica ”, disse Kelly Pritchett , cientista de nutrição e exercícios na Central Washington University e porta-voz da Academia de Nutrição e Dietética , ao Futurismo.

"Eu vejo isso como um conceito de 'controlar o controle", acrescentou, argumentando que os pesquisadores precisam considerar e remover a variabilidade de tantos aspectos da vida de um participante do estudo quanto possível.

Cuidar melhor de todas essas pequenas variáveis imprevisíveis que podem levar à conclusão de um estudo, chamado de fatores de confusão na literatura acadêmica, pode ter salvado o estudo da dieta mediterrânea. Idealmente, os participantes do estudo teriam sido distribuídos aleatoriamente uma dieta; em vez disso, como o The New York Times relatou, dez por cento de todos os participantes do estudo não eram. Em vez disso, todos os membros de uma família e às vezes até mesmo aldeias inteiras receberam a mesma dieta. Essas práticas inconsistentes nunca foram relatadas no artigo final do estudo.

Mas, você sabe, a aleatorização é difícil. Você pode  realmente esperar que os cientistas se atenham à verdadeira randomização, garantindo que as únicas diferenças nos resultados de saúde entre os participantes sejam realmente devidas à adesão ou não de alguém à dieta mediterrânea? O que acontece quando os vizinhos se queixam de terem comida menos apetitosa do que as outras pessoas da aldeia? Você pode esperar que os pesquisadores digam aos pais que eles precisam preparar refeições separadas para seus filhos, apenas por uma questão de ciência melhor?

Sim. Sim você pode. Como a pessoa responsável por essa parte do estudo decidiu tomar o caminho mais fácil e deixar que algumas pessoas (que se ofereceram para participar de um experimento centrado em torno de uma dieta controlada) tivessem a mesma comida, todo o projeto teve que ser revisado. Todas as suas descobertas, sobre as quais muitas pessoas em todo o mundo baseavam seus hábitos alimentares, tiveram que ser questionadas, talvez descartadas por completo.

Só porque os pesquisadores afirmam que a dieta mediterrânea ainda está ligada à melhoria da saúde do coração depois de jogar fora os dados comprometidos, sua pesquisa não é menos suspeita, e certamente não significa que não possamos fazer melhor no futuro.

"Acho que precisamos questionar a metodologia e como os resultados são exibidos, não apenas este artigo, mas todos os artigos que lemos", disse Pritchett.

Em um mundo ideal, estudos de dieta seriam conduzidos em um laboratório estéril, onde tudo, desde a ingestão calórica até o exercício e o sono de cada participante, está sob o controle completo dos cientistas que conduzem o experimento. Mas, claro, isso não é tão simples - pesquisas sobre nutrição, como o estudo da dieta mediterrânea, levam anos para revelar quaisquer benefícios à saúde ou riscos de um determinado alimento. E cada vez que você impõe um novo controle, você tira um pouco da aplicabilidade do mundo real.

Afinal, as pessoas que podem realmente aplicar as conclusões dessa pesquisa não vão viver em um laboratório. Eles estarão fora do mundo, tentando equilibrar suas dietas enquanto trabalham, estudam, exercitam, dormem e brincam.

Até mesmo fornecer comida para os participantes, em vez de deixá-los planejar suas refeições, pode tirar um pouco do estresse, que há tempos está cientificamente ligado a um metabolismo mais lento e ao aumento da retenção de gordura .

Nesse sentido, os pesquisadores precisarão encontrar maneiras de combinar seus experimentos com esses estilos de vida para encontrar dados que possam ser significativos para a vida das pessoas. Mas isso não significa que eles podem lançar as melhores práticas científicas pela janela, como alguns fizeram enquanto estudavam a dieta mediterrânea.

Felizmente, há novos esforços para formalizar como os estudos de nutrição são feitos. Os Institutos Nacionais de Saúde (NIH) recentemente financiaram equipes de pesquisa em Indiana e Tufts para criar diretrizes clínicas para estudos de nutrição controlados e randomizados, Connie Weaver , uma cientista de nutrição da Purdue University que atua como diretora do Women's Global Health Institute, disse ao Futurismo.

“Atualmente existem diretrizes para testes de drogas e dispositivos, mas não para estudos de nutrição. Espero que este esforço leve a diretrizes e treinamento que melhorem a qualidade científica dos estudos de dieta ”, acrescentou Weaver.

Ela também especulou que talvez os pesquisadores possam estabelecer algumas diretrizes para salvar algumas das descobertas de estudos contaminados, para que a próxima onda de cientistas não precise começar do zero.

Ainda não está claro como serão essas diretrizes, mas elas provavelmente refletirão as melhores práticas de outros campos científicos, enfatizando a aleatorização e os pontos que a comunidade científica espera e valoriza - pelo menos na medida em que essas técnicas são possíveis no campo.

Mas, enquanto isso, os cientistas talvez precisem continuar atuando como vigilantes públicos, procurando por ciência defeituosa (e erros honestos). Weaver disse ao Futurism que participou de uma recente palestra sobre o estudo PREDIMED no qual o palestrante argumentou que as retratações e correções públicas ajudarão a manter os cientistas honestos. Enquanto os cientistas estiverem dispostos a apontar erros em público, os leigos têm a chance de se manter informados sobre o que conta e o que não conta como uma refeição saudável.

Até que essas novas diretrizes entrem em vigor, grande parte do ônus da alimentação saudável pode cair onde sempre está: nos indivíduos e nas suas escolhas.

"Eu acho que o público em geral tende a se concentrar nas manchetes ou no resumo, em vez de ler o artigo completo em si", diz Pritchett. “Eu diria ao público em geral o mesmo que digo aos meus alunos: leia a discussão primeiro e trabalhe o seu caminho de volta para a introdução.”

“Eu acho que o público em geral tende a se concentrar nas manchetes ou no resumo, em vez de ler o artigo completo em si.”

Basicamente, certifique-se de olhar para a evidência real antes de pular a bordo com qualquer reclamação. Por exemplo, as pessoas que rondam o Facebook ou o Twitter agora provavelmente encontrarão manchetes dizendo que a massa não causa ganho de peso. Mas o que não é tão fácil de ver? Artigos que levam tempo para mencionar que o estudo foi financiado por empresas de massas alimentícias. Provavelmente uma boa ressalva a ter em conta antes de mudar seus planos de jantar.

Alternativamente, há a abordagem oposta. Como não temos mais ciência para dizer o que é saudável ou insalubre, vou comer pizza no café da manhã todos os dias e encher minha tigela de cereal com bourbon.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES