Estudos comprovam que dormir bem é fundamental para perder peso

Sono de qualidade influencia na atividade metabólica e controla a sensação de saciedade

| Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com a chegada do verão é comum que as pessoas intensifiquem os cuidados com o corpo para perder peso e conquistar o físico dos sonhos. Hábitos saudáveis devem ser constantes na vida de quem se preocupa com o corpo e a saúde. Mas, algumas pessoas sentem mais dificuldade para emagrecer, o que pode, entre outros fatores, estar ligado à qualidade do sono.

Segundo estudo realizado pela King’s College, de Londres, dormir mal pode aumentar o apetite e atrapalhar o processo metabólico. Permanecer acordado por períodos superiores ao recomendado por especialistas diminui a produção de leptina – substância capaz de controlar a sensação de saciedade e aumenta a produção de grelina, conhecido como o hormônio da fome. Isso mostra o quanto o sono está relacionado aos fatores da perda de peso, além de ser essencial para o equilíbrio de todas as funções fisiológicas e psicológicas do organismo.

A Consultora do Sono, Renata Federighi, alerta sobre os danos que um sono de má qualidade pode causar. “Durante o sono, os níveis de leptina aumentam, sinalizando que temos energia suficiente para o momento. Na privação do sono, esses níveis diminuem resultando no aumento da fome e no armazenamento das calorias ingeridas”, explica.

Além disso, a redução do tempo de sono profundo pode causar um aumento dos níveis de colesterol sérico (relacionado ao estresse) e a diminuição da capacidade do corpo de produzir glicose, alterando no controle do apetite e diminuição do gasto energético. Pode haver também comprometimento na fabricação do hormônio do crescimento, que dentre inúmeras funções, ajuda a manter o tônus muscular, melhora o desempenho físico e combate a osteoporose.

Para obter resultados positivos no processo de emagrecimento, Renata esclarece que além de hábitos saudáveis, como manter uma boa alimentação e a ingestão regular de líquidos, boas noites de sono são indispensáveis. “Para tanto é importante se atentar à postura, usar um travesseiro que ofereça conforto e sustentação para a cabeça e que alinhe a coluna. Manter o ambiente arejado e o mais silencioso e escuro possível pode ajudar a dormir melhor e a conquistar um corpo saudável ”, orienta a consultora.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES