Eugen Sandow, 'Influencer' fitness, fez sucesso 2 séculos atrás

Precursor dos atuais influencers fitness atendia pelo nome de Eugen Sandow. Em 1897, ele abriu a School of Physical Culture (Escola de Cultura Física), em Londres (Inglaterra).

Eugen influencer | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A cada dia nascem novos candidatos a influencer fitness nas redes sociais. O mercado dos corpos sarados que vendem um ideal de "perfeição" é um dos mais concorridos e valorizados na esfera digital. Mas o universo dos influenciadores que investem na forma física começou muito tempo atrás. Para ser mais preciso, dois séculos atrás.

Uma reportagem do "Economist" conta que o precursor dos atuais influencers fitness atendia pelo nome de Eugen Sandow. Em 1897, ele abriu a School of Physical Culture (Escola de Cultura Física), em Londres (Inglaterra). Na entrada, os visitantes se deparavam com uma estátua em tamanho natural do próprio fundador. Além disso, uma pintura a óleo próxima retratava Eugen como um gladiador antigo.

Eugen Sandow em pose sensual. (Reprodução)

Os registros evocavam o espírito do classicismo grego de que Eugen, considerado no seu auge o "homem perfeito", esforçou para encarnar e influenciar os seus seguidores, que o tinham como modelo.

 Registros evocavam o espírito do classicismo grego de Eugen . (Foto: Divulgação)

A inauguração da escola marcou o nascimento do império do fitness Sandow. Foi o ponto alto de uma década de celebridade que Eugen, nascido de um circo da Prússia (reino que se estendia da Polônia à Aleamanha) e com um sorriso vencedor e um bigode marcante, desfrutava desde sua chegada à Grã-Bretanha, em 1889. Naquele ano, ele ganhou o título de "homem mais forte do mundo", após destronar o francês Charles Samson em uma competição de bíceps em Londres.

 Eugen deixou a Prússia em 1885 para evitar o serviço militar. (Foto: Reprodução)

Nascido em 1867, na cidade de Königsberg (no território da atual Kaliningrado, Rússia), Eugen deixou a Prússia em 1885 para evitar o serviço militar. Ele viajou por toda a Europa e se tornou uma estrela de circo, onde começou a moldar o seu corpo "escultural". Após chegar à Inglaterra e vencer a competição, Eugen começou a receber pedidos de toda a Grã-Bretanha para performances. Nos quatro anos seguintes, ele refinou a sua técnica e a transformou em entretenimento popular, atingindo grandes proezas físicas. Assim começava o seu império como "influenciador" de uma geração ávida por atingir a sua excelência física.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES