Excesso de peso na bolsa pode provocar lesões, diz especialista

“O peso carregado diariamente nas bolsas pode desencadear diversos problemas, atingindo coluna, ombros, pescoço, quadril e braços”, alerta o ortopedista

Cuidados com peso carregado nas bolsas | Reprodução - Pexels
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pessoas que passam longos períodos fora de casa todos os dias tendem a carregar consigo uma série de itens que podem vir a precisar como guarda-chuva, marmita, remédios, blusa, óculos, carregador, entre outros objetos indispensáveis para o dia-a-dia nas ruas. Carregar a casa nas costas pode ser uma necessidade real, mas o peso traz consequências para a saúde, devendo ser observadas.

"O peso carregado diariamente nas bolsas pode desencadear diversos problemas, atingindo coluna, ombros, pescoço, quadril e braços", alerta o ortopedista João Polydoro, especialista em ombro e cotovelo da Clínica SO.U.

Deve-se levar somente o essencial em uma bolsa, alerta especialista. (Foto: Reprodução - Pexels)

De acordo com o médico, carregar a bolsa pesada em um ombro só gera desequilíbrio no caminhar. "Com a carga posicionada em um lado só, o corpo tenta, constantemente, recuperar seu equilíbrio natural. E isso leva à sobrecarga da região lombar e a um possível quadro crônico de dor e inflamação", diz.

Ainda, os músculos do pescoço ficam mais tensos e doloridos, além de afetar a coluna, tanto na região cervical quanto torácica. "Nos ombros, é comum dores musculares e na cervical. É possível, também, haver problemas nas articulações de punhos e cotovelos, quando o acessório é carregado na mão ou apoiado no braço", afirma ele.

Peso ideal

O ideal é que o peso da bolsa fique entre 7% e 10% do peso da mulher. Ou seja, se é uma pessoa de 60 quilos, o acessório deve estar entre 4,2 quilos e 6 quilos. Ainda, modelos transversais e mochilas são mais aconselhados por proporcionarem uma melhor distribuição da carga transportada.

Podendo atingir a postura e ocasionar males como rigidez do pescoço e, até mesmo, hérnia de disco, o ortopedista listou algumas dicas para evitar carregar muito peso nas bolsas e prevenir problemas futuros:

• Procure alternar o ombro que carrega o acessório

• Liste e carregue somente os itens indispensáveis

• Escolha uma bolsa feita de um material leve

• Organize os itens dentro da bolsa, para que não fiquem pendendo em um lado só

• Escolha modelos menores, que impossibilitem levar muitos objetos

• Organizar o chaveiro, deixando somente as chaves essenciais

• Use embalagens menores para carregar cosméticos

• Não levar livros e cadernos



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES