Existe dia certo para montar a árvore de Natal? Descubra!

Na tradição cristã, a árvore de Natal deve ser montada sempre no primeiro domingo do Advento

Árvore de Natal | Shutterstock
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Desde o final de outubro, os artigos natalinos começaram a ocupar os espaços. Da fachada de lojas, itens à venda em lojas de variedades até recepção de estabelecimentos, o clima de Natal chegou mais cedo em 2022. Mas afinal, há dia certo para montar a árvore de Natal?

Na tradição cristã, a árvore de Natal deve ser montada sempre no primeiro domingo do Advento, período que compreende as quatro semanas anteriores ao Natal e representa a preparação para o nascimento de Jesus Cristo. Dessa forma, em 2022, a data certa para montar a árvore de Natal é dia 27 de novembro.

Árvore de Natal pode ser montada no dia 27 de novembro | FOTO: Shutterstock

Já o presépio deve aguardar mais duas semanas para ser montado: ele aparece no terceiro domingo do Advento — 11 de dezembro —, que é marcado pelo Evangelho da anunciação de Jesus pelo anjo Gabriel à Maria. Esta data também é uma alternativa para montar a árvore de Natal, já que algumas pessoas têm o costume de preparar ambos na mesma data.

Contudo, os países têm sua tradição e data própria para montar e decorar a sua árvore de Natal. Enquanto no Brasil é mais popular seguir o calendário cristão, nos Estados Unidos, por exemplo, é no Dia de Ação de Graças que se monta a árvore. Neste ano, a comemoração, que acontece na última quinta-feira de novembro, ocorrerá no dia 24 de novembro. Portugal, por sua vez, dedica o dia de Imaculada Conceição, celebrado em 8 de dezembro, para as decorações natalianas. 

E quando desmontar a árvore de Natal?

Depois das celebrações, a data tradicional de desmontar a árvore é a mesma em todos os anos. Na tradição cristã, as decorações de Natal devem ser retiradas no Dia de Reis, que é comemorado todo dia 6 de janeiro. De acordo com a religião, foi nessa data que os três Reis Magos entregaram seus respectivos presentes ao pequeno Jesus.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES