Desde o final de outubro, os artigos natalinos começaram a ocupar os espaços. Da fachada de lojas, itens à venda em lojas de variedades até recepção de estabelecimentos, o clima de Natal chegou mais cedo em 2022. Mas afinal, há dia certo para montar a árvore de Natal?

Na tradição cristã, a árvore de Natal deve ser montada sempre no primeiro domingo do Advento, período que compreende as quatro semanas anteriores ao Natal e representa a preparação para o nascimento de Jesus Cristo. Dessa forma, em 2022, a data certa para montar a árvore de Natal é dia 27 de novembro.

Árvore de Natal pode ser montada no dia 27 de novembro | FOTO: ShutterstockÁrvore de Natal pode ser montada no dia 27 de novembro | FOTO: Shutterstock

Já o presépio deve aguardar mais duas semanas para ser montado: ele aparece no terceiro domingo do Advento — 11 de dezembro —, que é marcado pelo Evangelho da anunciação de Jesus pelo anjo Gabriel à Maria. Esta data também é uma alternativa para montar a árvore de Natal, já que algumas pessoas têm o costume de preparar ambos na mesma data.

Contudo, os países têm sua tradição e data própria para montar e decorar a sua árvore de Natal. Enquanto no Brasil é mais popular seguir o calendário cristão, nos Estados Unidos, por exemplo, é no Dia de Ação de Graças que se monta a árvore. Neste ano, a comemoração, que acontece na última quinta-feira de novembro, ocorrerá no dia 24 de novembro. Portugal, por sua vez, dedica o dia de Imaculada Conceição, celebrado em 8 de dezembro, para as decorações natalianas. 

E quando desmontar a árvore de Natal?

Depois das celebrações, a data tradicional de desmontar a árvore é a mesma em todos os anos. Na tradição cristã, as decorações de Natal devem ser retiradas no Dia de Reis, que é comemorado todo dia 6 de janeiro. De acordo com a religião, foi nessa data que os três Reis Magos entregaram seus respectivos presentes ao pequeno Jesus.