Existe relação entre estresse e queda de cabelo?

Além do fator estético, a queda do cabelo pode significar problemas de saúde.

Existe relação entre estresse e queda de cabelo? | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Queda de cabelo é sempre um problema muito delicado, pois acaba mexendo com a autoestima das pessoas, principalmente das mulheres.  Além do fator estético, a queda do cabelo pode significar problemas de saúde. O estresse físico ou emocional também contribui para aumentar a queda do cabelo. O tratamento nestes casos deve ser multidisciplinar, ou seja, envolver diversas áreas como dermatologistas, psicólogos, psiquiatras e clínicos gerais. 

De acordo com o psicólogo da Clínica Intermed, José Augusto, os fatores podem ser diversos e estão quase sempre relacionados ao enfraquecimento da haste do cabelo. “Existem três tipos de perda capilar gerada pelo estresse. Temos a Alopecia Areata que é quando o sistema imunológico ataca os folículos, fazendo com que ocorra a queda capilar, inclusive, em grandes quantidades. Temos a Tricotilomania que está ligada à compulsão em puxar o próprio cabelo e o Eflúvio Telógeno que é o enfraquecimento temporário do cabelo, fazendo com que o crescimento seja interrompido e os fios caiam inesperadamente”.

Existe relação entre estresse e queda de cabelo? 

Augusto explicou que estas condições são muito comuns e que o tratamento psicológico segue a proposta da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC). “Este tipo de abordagem da psicologia busca ensinar o paciente a reconhecer pensamentos e sentimentos distorcidos e negativos que funcionam como gatilhos e induzem o comportamento compulsivo e indesejável. Com isso, a terapia é utilizada a fim de substituir estes hábitos por outros novos e inofensivos. Essa técnica recebe o nome especial de treinamento para a reversão de hábitos”, disse.

Paralelamente ao tratamento, ainda segundo Augusto, o paciente é estimulado a realizar exercícios de relaxamento que ajudam a reduzir a tensão e favorecem o controle dos impulsos e a modificação do comportamento. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES