Exoplaneta semelhante à Terra é descoberto

O exoplaneta está localizado a uma distância aproximada de 3 mil anos-luz.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um estudo publicado no Astronomy & Astrophysics nesta quinta-feira (04) revelou a existência de um planeta com características semelhantes à Terra, incluindo seu período orbital. O chamado KOI-456.04 orbita a estrela Kepler-160, conhecida por ser muito parecida com o Sol.

O exoplaneta está localizado a uma distância aproximada de 3 mil anos-luz. Segundo o Instituto de Pesquisa do Sistema Solar da Alemanha, responsável pelo estudo, trata-se de “mais do que outro mundo potencialmente habitável”, já que sua estrela emite uma luz “muito parecida com a que vemos na Terra”.

Grande parte dos exoplanetas com condições favoráveis à vida humana são iluminados por estrelas anãs vermelhas, conhecidas por explosões capazes de tornar esses mundos inabitáveis — o que não se aplica ao caso do recém-descoberto KOI-456.04.

O planeta está localizado em um local que favorece a formação de água líquida em sua superfície, mas ainda não se sabe as propriedades de sua atmosfera — portanto, não é possível confirmar se este mundo é ideal ou não para a vida. A equipe de pesquisadores suspeita que seu sistema seja composto por quatro planetas.

Apesar de todas as informações descobertas, o instituto alerta que o KOI-456.05 pode ser apenas um erro estatístico, considerando que existe 15% de chances que este corpo celeste não seja de fato um planeta. Os pesquisadores esperam que um telescópio possa confirmar a classificação futuramente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES