Expulsa de voo da Azul, hamster de assistência emocional poderá embarcar

Em breve, o pai da garota poderá voltar ao Brasil para buscar Ivy.

hamster | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma pequena hamster chamada Ivy foi aprovada por uma psicóloga como um animal de assistência emocional para a menina Maria Eduarda, de 8 anos, diagnosticada com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Uma mudança de residência, no entanto, representou uma separação traumática entre a hamster e a criança, após um veto da companhia aérea Azul.

Pouco antes do Natal, em 23 de dezembro do ano passado, Maria Eduarda se mudou com sua família de Florianópolis para ir morar na Bélgica. Todos embarcaram nessa data no aeroporto da capital de Santa Catarina, incluindo a hamster Ivy.

Hamster Ivy (Foto: reprodução)

Na conexão prevista na cidade de Campinas, em São Paulo, veio a surpresa: a documentação da hamster, aceita no embarque em Florianópolis, acabou contestada. E o animal, que viajava dentro de uma caixinha no colo da menina, foi proibido de prosseguir para a Europa.

“Ela ainda chora e diariamente fala que sente muito a falta dela. Para a Maria Eduarda, está sendo difícil, foi um trauma grande ter que abandonar a Ivy e ainda toda essa mudança de país e escola tudo ao mesmo tempo”, contou Roger Bittencourt, pai de Maria Eduarda.

Em breve, o pai da garota poderá voltar ao Brasil para buscar Ivy. Por determinação da juíza Vania Petermann, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, a Azul terá que viabilizar a viagem de Bittencourt, que virá ao país para resgatar o animal.

Menina e hamster (Foto: reprodução)

De acordo com a liminar, a companhia aérea tem o prazo de 20 dias para providenciar o suporte necessário para que o pai retorne ao Brasil e depois possa embarcar com a hamster para a Bélgica. Caso descumpra a decisão, a multa é de R$ 10 mil por dia.

Mudança

Maria Eduarda foi diagnosticada com TDAH e por recomendação de uma psicóloga tem a hamster Ivy como animal de assistência emocional desde junho de 2020. A família decidiu se mudar de Florianópolis, em Santa Catarina, para a Antuérpia, na Bélgica, porque a mãe de Maria Eduarda, Christiane Meyre da Silva Bittencourt, de 47 anos, foi aprovada em um doutorado.

Barrado

Roger diz ter cumprido todos os procedimentos para que o animal viajasse de mudança com a família para a Bélgica. Mas, no embarque, ele diz que a Azul solicitou um documento que já havia sido apresentado.

Após o veto na conexão em Campinas, a família retornou para casa em Florianópolis e fez a viagem sem o animal no dia seguinte.

“Foi muito traumático, porque tínhamos certeza de que iria dar certo, estávamos com todos os documentos, foram meses de planejamento e busca por informações. Foi muito desesperador ver a minha filha chorando e todo o nosso esforço em vão”, concluiu o pai.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES