Falha grave no Facebook libera milhões de e-mails

Coleta de e-mails sem autorização dos usuários é corrigida pelo Facebook

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Facebook coletou cerca de 1,5 milhão de contatos de e-mail de usuários sem permissão desde maio de 2016. Na época, uma das etapas de cadastro na rede social solicitava a senha do e-mail pessoal do usuário como forma de autenticação de login, mas um bug automaticamente importava os contatos do endereço eletrônico para o Facebook.

A rede social declarou nesta quinta-feira (18) que a falha de segurança já foi corrigida, e que todos os dados foram deletados do servidor. O Facebook notificará as contas atingidas pelo problema, e garante que os contatos de e-mail não foram compartilhados com ninguém.

Ao criar uma conta no Facebook, a rede social solicitava ao usuário a senha do e-mail pessoal como forma de confirmar a identidade do perfil. A proposta da funcionalidade é que a própria plataforma se logasse ao e-mail para conferir se a mensagem de verificação foi enviada ao endereço informado. Logo após preencher os dados, o Facebook oferecia ao usuário a opção de importar contatos do e-mail à plataforma, e um erro de segurança realizava a ação independente da escolha da pessoa.

A etapa de autenticação de cadastro de conta no Facebook por meio do fornecimento de senha do e-mail pessoal recebeu fortes críticas de especialistas em segurança digital, pelo risco de uma potencial vulnerabilidade crítica expor dados importantes de usuários no futuro. A rede social, então, desativou o passo de verificação em março.

Em declaração à imprensa, a empresa de Zuckerberg anunciou: “Nós estimamos que 1,5 milhão de contatos de e-mails foram coletados. Estes contatos não foram compartilhados com ninguém e estão sendo deletados. Consertamos a falha e estamos notificando as pessoas que tiveram os seus contatos importados. As pessoas podem revisar e gerenciar os contatos que compartilham nas configurações do Facebook”.

Mais escândalos de segurança

A rede social passou, no último ano, por uma série de escândalos envolvendo a privacidade e a segurança de dados de usuários. Um dos principais casos consiste no vazamento de informações de 50 milhões de perfis para a empresa de marketing político Cambridge Analytica.

Em setembro de 2018, um ataque hacker atingiu hackers 50 milhões de contas do Facebook a partir da exploração de uma falha na função “ver como”. Os ataques aos perfis geraram acessos aos posts, lista de amigos, grupos, localidades, entre outras informações. Para impedir que o ataque se agravasse, o Facebook deslogou de todos os dispositivos os usuários que tiveram os perfis invadidos.

Depois dos problemas causados com a falta de segurança com os dados dos usuários, Mark Zuckerberg anunciou a integração entre Facebook, Instagram e Messenger, que trará um único chat para os perfis de cada rede social. A medida procura implantar a criptografia de ponta a ponta, hoje somente usada no WhatsApp, para proteger o conteúdo enviado entre usuário pelo Messenger e pelo chat do Instagram.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES