Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Falha grave no Facebook libera milhões de e-mails

Coleta de e-mails sem autorização dos usuários é corrigida pelo Facebook

Falha grave no Facebook libera milhões de e-mails
|
Compartilhe
Google Whatsapp

O Facebook coletou cerca de 1,5 milhão de contatos de e-mail de usuários sem permissão desde maio de 2016. Na época, uma das etapas de cadastro na rede social solicitava a senha do e-mail pessoal do usuário como forma de autenticação de login, mas um bug automaticamente importava os contatos do endereço eletrônico para o Facebook.
A rede social declarou nesta quinta-feira (18) que a falha de segurança já foi corrigida, e que todos os dados foram deletados do servidor. O Facebook notificará as contas atingidas pelo problema, e garante que os contatos de e-mail não foram compartilhados com ninguém.

Ao criar uma conta no Facebook, a rede social solicitava ao usuário a senha do e-mail pessoal como forma de confirmar a identidade do perfil. A proposta da funcionalidade é que a própria plataforma se logasse ao e-mail para conferir se a mensagem de verificação foi enviada ao endereço informado. Logo após preencher os dados, o Facebook oferecia ao usuário a opção de importar contatos do e-mail à plataforma, e um erro de segurança realizava a ação independente da escolha da pessoa.

A etapa de autenticação de cadastro de conta no Facebook por meio do fornecimento de senha do e-mail pessoal recebeu fortes críticas de especialistas em segurança digital, pelo risco de uma potencial vulnerabilidade crítica expor dados importantes de usuários no futuro. A rede social, então, desativou o passo de verificação em março.

Em declaração à imprensa, a empresa de Zuckerberg anunciou: “Nós estimamos que 1,5 milhão de contatos de e-mails foram coletados. Estes contatos não foram compartilhados com ninguém e estão sendo deletados. Consertamos a falha e estamos notificando as pessoas que tiveram os seus contatos importados. As pessoas podem revisar e gerenciar os contatos que compartilham nas configurações do Facebook”.

Mais escândalos de segurança

A rede social passou, no último ano, por uma série de escândalos envolvendo a privacidade e a segurança de dados de usuários. Um dos principais casos consiste no vazamento de informações de 50 milhões de perfis para a empresa de marketing político Cambridge Analytica.

Em setembro de 2018, um ataque hacker atingiu hackers 50 milhões de contas do Facebook a partir da exploração de uma falha na função “ver como”. Os ataques aos perfis geraram acessos aos posts, lista de amigos, grupos, localidades, entre outras informações. Para impedir que o ataque se agravasse, o Facebook deslogou de todos os dispositivos os usuários que tiveram os perfis invadidos.

Depois dos problemas causados com a falta de segurança com os dados dos usuários, Mark Zuckerberg anunciou a integração entre Facebook, Instagram e Messenger, que trará um único chat para os perfis de cada rede social. A medida procura implantar a criptografia de ponta a ponta, hoje somente usada no WhatsApp, para proteger o conteúdo enviado entre usuário pelo Messenger e pelo chat do Instagram.



Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Localização

Definir a localização padrão

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Fique por dentro

Receba notícias quentinhas diretamente no seu whatsapp

Continuar

Falta pouco, agora escolha as categorias que deseja receber notícias

Aperte (ctrl + clique) para selecionar vários
Pronto!

Agora você passará a receber novidades diretamente no seu whatsapp.

Termos de uso

Texto

Política de privacidade

Texto

×