Família que tem 20 pessoas com dedos “colados” chama atenção

A sindactilia é causada por um gene dominante

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma malformação conhecida como "sindactilia" faz com que 20 integrantes de uma mesma família do Distrito Federal tenham uma característica em comum: dedos dos pés e das mãos colados. A mutação foi observada na família pela primeira vez em 1943, pelo o contador Jackson de Góis Gonçalves, de 73 anos. A separação dos membros só é possível por meio de cirurgia.

A sindactilia é causada por um gene dominante. Há 50% de probabilidade de a mutação passar de pai para filho. A geneticista do Hospital Universário de Brasília Rosenelle Oliveira explica que a anomalia é desenvolvida ainda na formação do bebê, no útero.

"Quando somos formados, ainda dentro do útero, todos nós temos os dedos das mãos e dos pés colados por uma membrana. A falha de mecanismos de destruição dessa estrutura ocasiona a sindactilia e é definida pelos nossos genes. Os dedos a mais são formados nesse mesmo momento. Existe uma 'falsa sindactilia' que também acontece dentro do útero, mas não tem relação com os genes e normalmente afeta só uma pessoa da família", explica.

Alguns integrantes da família também desenvolveram a polidactilia, a presença de um dedo a mais na mão ou no pé. Segundo a mesma geneticista, é comum a associação da sindactilia com outras alterações das mãos, como encurtamento dos dedos ou a polidactilia.

Com três dedos em uma mão e dois na outra, o contador Jackson de Góis Gonçalves conta que já passou por diversas situações de preconceito. A opção por não fazer cirurgia, segundo ele, foi decidida após conseguir superar todas as dificuldades e mostrar para os filhos que isso é uma característica da família.

"A incidência no meu ramo familiar é de 50% e acredito que esse percentual segue adiante. Devido ao preconceito, passei instintivamente a andar com as mãos nos bolsos. Mesmo assim, fui adiante. Fui empregado como datilógrafo bilingue, em 1967, no antigo Geipot [Empresa Brasileira de Planejamento de Transportes, estatal extinta 2008] em Fortaleza. Trabalhei na embaixada americana e era uns dos mais rápidos nas calculadoras na época. Essa "anomalia" nunca me atrapalhou, essa é a nossa identidade."

O caso de Gonçalves é considerado o mais “grave” da família. Segundo ele, diversos médicos se ofereceram para realizar o procedimento cirúrgico. "Aprendi a fazer tudo que uma pessoa normal faz. Agora, com mais de 70 anos, não irei fazer com a operação."

A analista Cynthia Campos Gonçalves, de 37 anos, filha de Gonçalves, optou pela cirurgia. O procedimento fez com os dedos fossem "descolados". Mesmo assim, segundo ela, a característica "única" da família é tratada com naturalidade e até alegria.

"Eu nasci com dois dedos de cada mão emendados e seis dedos em cada pé. Nós temos uma identidade única, sabe? Brincamos e levamos na esportiva. Um primo meu já disse para a empregada doméstica que ele era um ET. Ela fugiu e nunca mais quis voltar para a casa, acredita?"

Apesar das brincadeiras, Cynthia relata momentos de preconceito vividos tanto na adolescência quanto na vida adulta. Os mais novos integrantes da família são Izaque e Anna Clara, de 2 anos e 9 anos, respectivamente.

"Minha sobrinha, a Anna Clara, é a que mais sofre. Os amiguinhos falam que não querem brincar porque ela tem os dedos feios. Ela acaba se isolando. Porém, sempre converso com ela. Mostro que somos normais sim e somos lindas. Aos olhos de Deus, somos perfeitas."

Mesmo após a cirurgia, Cynthia diz que diversas pessoas ainda sentem curiosidade em relação à anomalia. Algumas ficam espantadas. "Teve um rapaz que estava conhecendo e fomos sair. Ele viu minhas mãos e nem disfarçou. Ele perguntou, eu expliquei. Imediatamente ele pediu a conta, me levou pra casa e sumiu. Disse por mensagem que não queria uma mulher com defeitos, mas não ligo quem perdeu foi ele.", conta.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES